ITAITUBA

Indios bloqueiam acesso a canteiros de obras da usina de Belo Monte

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


Um grupo com cerca de 20 índios não-aldeados que vivem na região da Volta da Grande do Xingu bloqueia desde a madrugada desta sexta-feira (25) um dos acessos a dois canteiros de obra da usina de Belo Monte, no sudoeste do Pará.
Os indígenas usaram um ônibus para bloquear a entrada da vicinal do km 27 que dá acesso a dois canteiros de obra da usina hidrelétrica. Eles impedem apenas a passagem de veículos que prestam serviços e de operários do empreendimento. Trinta e seis ônibus da empresa Transbrasiliana, que tem a concessão para transportar operários aos canteiros de obra, ficaram retidos no bloqueio.
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local do protesto no fim da manhã para ouvir as reivindicações e encaminhar a pauta para representantes do governo federal e Norte Energia, e orientaram os indígenas a não bloquearem a rodovia Transamazônica, que fica próximo ao local do protesto.
Os manifestantes querem uma audiência com autoridades do governo federal, representantes da Norte Energia e com o Ministério Público Federal. O grupo reclama que um acordo firmado no início do ano durante outra manifestação não teria sido cumprido, e também cobra da Norte Energia obras de melhorias em três comunidades, como a construção de casas de farinha e abertura de uma estrada para facilitar o acesso.
Fonte: http://g1.globo.com/pa/para/index.html

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo