O primeiro passado dado pelos donos de garimpos que atuam nos tributários do rio Tapajós, foi uma reunião em Itaituba com a câmara de vereadores, os garimpeiros pediram apoio do legislativo para regularização de suas atividades e questionaram a forma como está sendo feito a fiscalização pelos órgãos ambientais.
Os donos de garimpos disseram que trabalham com medo de perder seus equipamentos durante as fiscalizações e depositaram a confiança no legislativo municipal.
Após a reunião os vereadores conseguiram agendar uma audiência com o secretário de meio ambiente do estado e representantes do DNPM para discutir as questões garimpeiras da região.
Uma das pautas da audiência na capital do estado será a forma de atuar dos órgãos ambientas, os garimpeiros consideram abuso de autoridade.
(Vereado Iamax Prado)
O vereador Iamax Prado sugeriu a realização de uma audiência publica com os órgãos competentes aqui em Itaituba para que possam ouvir as reivindicações da comunidade garimpeira.
Após ouvir todas as colocações dos garimpeiros o vereador Peninha disse que será dado encaminhamento ao secretario de meio ambiente do estado para que realize uma audiência em Belém para discutir o assunto com vereadores e garimpeiros de Itaituba.
Fonte: https://www.facebook.com/plantao24horasnews/