ITAITUBA

ITAITUBA/PA: O GOVERNO MUNICIPAL ALEGA FALTA DE RECURSO PARA FAZER A MANUTENÇÃO DAS AMBULÂNCIAS DO SAMU

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


VEREADORES DENUNCIAM NA TRIBUNA DA CÂMARA AS PRECÁRIAS CONDIÇÕES DAS AMBULÂNCIAS DO SAMU EM ITAITUBA, MAS O GOVERNO MUNICIPAL ALEGA FALTA DE RECURSO PARA FAZER A MANUTENÇÃO.



Há seis anos foi implantado em Itaituba o serviço de atendimento móvel de  urgência o SAMU, uma base foi  construída na gestão do ex prefeito Valmir Clímaco  para garantir  o funcionamento de um dos melhores sérvios prestados à população.


Mas esse serviço essencial a comunidade também passar por momentos difíceis, há mais de um ano uma das viaturas está quebrada e sem previsão de concerto, a outra está funcionando de forma precária e com peças retiradas da ambulância que está quebrada. O problema das ambulâncias do SAMU foi destaque na câmara de vereadores Peninha cobrou providencias das  administração municipal.

O vereador Iamax Prado também comentou o assunto com nossa equipe de reportagem, segundo ele o município está sendo prejudicado por falta  de uma melhor estrutura no serviço de atendimento móvel de urgência. E com as ambulâncias em péssimas condições isso também ocasiona a demora no atendimento.


Alem das viaturas do SAMU outros carros da secretaria de saúde estão quebrados e abandonados nos fundos do hospital municipal sem previsão de concerto.


Procurado pela reportagem a secretaria de saúde, disse que o município está bancando sozinho o funcionamento do SAMU e que  não dispõem de recurso para fazer a manutenção na ambulância quebrada, segundo Cleoci Aguiar a prefeitura não está recebendo a contra partida do estado e do governo federal para manutenção do serviço de urgência.

De acordo com a secretaria todos os municípios dessa região  estão enfrentando o mesmo problema e tem buscado através de reuniões com o estado a efetivação de uma central em Santarém para que possam receber os recursos destinados a manutenção do SAMU.

O serviço móvel de urgência deve ser acionado pela população somente em situação que representem risco de sequelas graves ao paciente ou em risco de morte, mas em Itaituba o SAMU atende todo tipo de ocorrência por falta de uma ambulância branca  para o hospital municipal.

Fonte: https://www.facebook.com/plantao24horasnews/ 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS