ITAITUBA

ITAITUBA/PA: Qual é o melhor dos três

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


Qual é o melhor dos três? – Eliene, Ivan e Climaco, candidatos a prefeito em ItaitubaEliene, Ivan e Valmir, na disputa para prefeito de Itaituba

por Davi Menezes (*)

davi menezesNo decorrer dos anos, meses e os dias se aproximando para se definir o Executivo de Itaituba no exército de 2017 a 31/12/2020. E conseguimos fazermos algumas leituras do momento de cada candidato, e seu alcance em alguns quesitos como popularidade, serviços prestados e mesmo a rejeição política.

Sabendo que irei escrever poderá divergir com opiniões de cada candidato e simpatizantes, mas objetivo é trazer aos eleitores uma reflexão sobre os candidatos.

Os três candidatos que se apresentaram à população em suas convenções são: Sr. Valmir Clímaco de Aguiar, do PMDB e coligações; Sra. Eliene Nunes de Oliveira, do PSD e coligações, e o Sr. Ivan Bezerra de Almeida, do PSDB e suas coligações, fazendo assim o trio que concorrerá à cadeira de gestor do município de Itaituba.

Temos o candidato do PMDB Sr Valmir Clímaco, que vem despontando como o nome de mais evidências que poderá ser o prefeito neste pleito, por ter disputado três eleições, mas as urnas nunca correspondeu.

No ano de 2010, a Justiça afastou o ex-prefeito Roselito Soares. Como estava dentro do prazo de dois anos da eleição, Valmir foi empossado como prefeito de Itaituba até o dia 31/12/2012.

E por ser um homem público, acabou criando um grande relacionamento com a população. Pelo que se dizem, ele tem hoje mais de 55% dos votos validos. Certo que estamos falando se as eleições fossem hoje, amanha o quadro poderá se inverter.

Como em outras eleições, ele sai na frente e não consegue chegar. Quando prefeito, fez trabalho na educação e em prol da classe, uma melhora na Saúde – no hospital municipal, o plantão de médicos na emergência e Raio X 24 horas por dia, o berçário na maternidade e outros feitos.

O que leva em seu desfavor ainda é ser considerado por alguns como um homem muito áspero. Certo é que, se fizer um bom trabalho de articulação, marqueteiro nesta eleição, poderá ser a vez de Valmir.

Temos também a prefeita Eliene Nunes, que era secretária de Educação. Foi eleita prefeita, com mandato de 01/01/2013 a 31/12/2016, de onde ninguém esperava dela chegar. E dela se pode esperar grandes articulações políticas e conseguir se reeleger prefeita.

Certo é que no passado o povo quis uma renovação no cargo, e assim ela conseguiu nas urnas, na forma democrática, ser prefeita. No seu governo, podemos afirmar que foi a que mais fez obras em nosso município, em construções de prédios na Saúde, Educação e demais. Pois com os recursos vindo do Governo Federal, se deu início e conclusões das obras, que antes não se via em Itaituba nesta quantidade.

O que não podemos deixar de dizer que a mesma conseguiu um índice de rejeição muito grande com a população, em virtude das ruas esburacadas e sumiu do povo. Neste ano, a cidade tem voltado em parte ser trafegável, e as ruas principais e travessas estão com asfalto muito bom.

E outro ponto que não se pode esquecer que ela é a prefeita atual, e isso contam muitos pontos para Eliene permanecer no cargo por mais quatro anos.

O candidato do PSDB Ivan D’almeida vem com todo o gás para ser o prefeito de Itaituba neste ano. Por ter saído do anonimato e começado seu trabalho de campanha, hoje já faz parte da disputa com um índice de aceitação muito grande pela população.

Assim, podendo ser a inovação na política de Itaituba, por nunca ter pleiteado um cargo eleitoral. Seu índice de rejeição é baixo, e poderá surpreender muita gente. É empresário de sucesso, que fez sua fortuna nesta cidade.

Sempre o povo tem o costume de dizer que vai votar em quem nunca se envolveu em política, e que poderá fazer o melhor para o município. Então não temos muito que dizer do Sr. Ivan. O maior capital que um candidato deva ter, e aceitação pelos seus eleitores.

– – – – – – – – – – – – – – – – –

* É empresário em Itaituba, filiado ao PT.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo