ITAITUBA

ITAITUBA: PESCADORES COM A SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DO SEGUO MESMO ASSIM CONTINUA A PESCARIA.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


COM A SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DO SEGURO PESCADORES ESTÃO INDO EM BUSCA DO PESCADO MESMO NO PERÍODO DE REPRODUÇÃO DAS ESPECIES.


O Seguro-Defeso é um benefício concedido pelo governo federal ao pescador profissional artesanal durante o período de paralisação da pesca para preservação das espécies. O valor do seguro corresponde a um salário mínimo por mês durante toda a temporada de suspensão da pesca. A medida de suspensão consta da Portaria Interministerial nº 192 (Agricultura e Meio Ambiente), publicada no Diário Oficial da União, mas foi derrubada por decisão do congresso e do senado. A presidente Dilma recorreu então ao supremo tribunal e por enquanto a situação esta indefinida.


Sem expectativas de receber as parcelas do seguro, os pescadores estão em campo. Nossa equipe visitou um dos locais de pesca. Este pescador afirma que fica difícil os pecadores não saírem para o rio, porque esta é a atividade que mantém o sustento das famílias.

Na concepção dos pescadores sem seguro não há defeso. E a fiscalização neste seguimento é praticamente nula. O pescador afirma que eles aguardam uma definiçÃo do governo acerca desta questão. Por enquanto a única alternativa é manter as redes no rio.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS