ITAITUBA

ITAITUBA UM MUNICÍPIO PÓLO COM MAIS DE 120 MIL HABITANTES E COM UMA GRANDE DEMANDA DE PACIENTES, AINDA NÃO DISPÕE DE UM HEMOCENTRO.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


QUANDO HÁ NECESSIDADE DE FAZER UMA TRANSFUSÃO O SANGUE PRECISA VIR DE SANTARÉM OU BELÉM.
Itaituba/Pará
Os Hemocentros são instituições públicas ou privadas que realizam atividades de hemoterapia e hematologia com o objetivo de fornecer sangue preferencialmente aos hospitais da rede pública. Aroldo Souza procurou o hospital municipal para fazer uma sangria Terapêutica, mas, não foi atendido por falta do equipamento dentro da unidade de saúde.
Segundo o paciente, Aroldo Souza, Itaituba já deveria ter um hemocentro que além da demanda local atenderia também os municípios da região como Novo Progresso,  Trairão e Jacareacanga.  
De acordo, com informações  a sangria terapêutica só pode ser feita por médico e de preferência dentro de uma unidade  de saúde preparada para esse tipo de procedimento. 
Procurado pela reportagem o administrador do hospital municipal, Adriano Coutinho, encaminhou nossa equipe de reportagem  para falar com a bioquímica  responsável pela agência transfusional que funciona dentro do hospital municipal.   De acordo com a bioquímica, Alciane Prado, parte do sangue que abastece Santarém vem da capital do estado. Segundo ela, apesar da grande quantidade de pacientes principalmente vítimas de acidentes e esfaqueamento em Itaituba o número de bolsas de sangue na agência transfusional têm sido suficiente para atender a demanda.
Fonte: http://plantao24horasnews.com.br  com com informações do Repórter Marinaldo Silva.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS