Evandro Schoinger, proprietário de residência invadida por assaltantes, continua preso na cadeia de Novo Progresso. Era por volta das 2h30 desta sexta-feira (04), quando dois assaltantes, sendo um menor de idade, 11 anos, adentraram na residência de Evandro, localizada no bairro Jardim Planalto.
![]() ![]() |
Proprietário e assaltante baleado. |
O proprietário, ao avistar do quarto em que estava, a ação dos assaltantes, reagiu à invasão, pegou uma arma e disparou contra um dos bandidos. O tiro acertou a cabeça de Rodrigo Luis Barros, de 43 anos. Ele ainda andou por alguns metros, porém, caiu em seguida.
![]() ![]() |
Arma apreendida. |
Ele foi socorrido pelo SAMU e encaminhado para o hospital Municipal de Novo Progresso, onde permanece sob supervisão médica em estado grave. Rodrigo está em coma e aguarda vaga na UTI de Santarém, para ser transferido.
Evandro foi detido em flagrante e levado à delegacia de Polícia Civil. Ele disse a Polícia que atirou para assustar os invasores, pois temia acontecer alguma coisa atípica, e que não atirou para matar. Após o disparo ele imaginou não ter acertado, pois houve silêncio absoluto no local.
Em conversa com a Polícia, o proprietário disse ainda que já foi vítima de assalto deste mesmo que foi baleado. O menor continua custodiado no Conselho Tutelar do município, onde aguarda posicionamento da justiça.
Evandro deve ser encaminhado para audiência de custódia no fórum de Novo Progresso neste sábado (05), onde a Justiça vai decidir se ele vai responder pelo caso em liberdade ou se será levado para uma unidade prisional. Sendo assim, Evandro deve passar a noite na delegacia, até ser encaminhado para a audiência.
Defesa
O Advogado Edivaldo Kirara , defensor do preso, disse que o seu cliente agiu em defesa ao patrimônio. Agora, ele espera que o delegado Conrado Wolfring, responsável pelo caso, não peça a prisão preventiva do acusado que tem bons procedentes e é réu primário.
Amigos, familiares e populares, organizam um manifesto pacífico em frente à delegacia de Polícia, em apoio à Evandro.
Fonte: Folha do Progresso