ITAITUBA

JUSTIÇA FEDERAL PROÍBE ENFERMEIROS DE UNIDADES PÚBLICAS DE SAÚDE DE FAZER DIAGNÓSTICOS E SOLICITAR EXAMES.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


COM ESSA DECISÃO SOMENTE OS MÉDICOS PODERÃO FAZER PROCEDIMENTOS QUE ANTES ERAM FEITOS POR ENFERMEIROS, MAS ISSO PODERÁ COMPROMETER A QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO PÚBLICO.



O Conselho Federal de Medicina  divulgou nesta quarta-feira dia (11) uma  Nota de Esclarecimento  sobre a decisão liminar da Justiça Federal que trata sobre a atuação de enfermeiros no Sistema Único de Saúde. A sentença, divulgada em 27 de setembro, proíbe enfermeiros de unidades públicas de saúde de fazer diagnósticos e solicitar exames.

A manifestação da justiça federal  aponta que a sentença não prejudica a assistência oferecida pelos programas, já que não proíbe os profissionais de saúde de repetirem tratamentos e análises laboratoriais previamente solicitadas por médicos.

A nota divulgada pelo Conselho destaca ainda que a decisão respeita a legislação própria da enfermagem e preserva as competências dos médicos, previstas na Lei do Ato Médico.


Greice Fernandes Diretora Operacional da SEMSA
Mas de acordo com a diretora operacional da secretaria de saúde de Itaituba, essa decisão poderá sim  comprometer a qualidade do atendimento nas unidades de saúde do município.

Fonte: http://www.plantao24horasnews.com.br/ com informações do repórter Marinaldo Silva.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo