Ex-presidente da União Municipal dos Estudantes de Itaituba (UMES), e atualmente acadêmico do curso de Enfermagem, o jovem Nilton Junior, de 23 anos, lançou de forma oficial sua pré-candidatura a vereador de Itaituba nesta terça-feira (11).
Disputando uma cadeira na Casa Legislativa Municipal pelo Partido Liberal (PL-22), este será o primeiro pleito eleitoral de Nilton, o qual solicitou afastamento da função de presidente da UMES para concorrer nas próximas eleições previstas para o dia 15 de Novembro.
![]() ![]() |
Nilton Junior, de 23 anos, pré-candidato a vereador de Itaituba. |
Com o discurso sintonizado com sua a história em movimentos em prol da educação, Nilton enxergou uma nova e desafiadora oportunidade de continuar defendendo os interesses da classe estudantil, só que agora, no mundo político, onde almeja concretizar suas proposições que serão apresentadas até às eleições.
Quem é este jovem que quer ser político?
Nilton Junior é um jovem Itaitubense que se tornou Militante da causa Estudantil ao desde muito cedo começar a visionar na esfera educacional, uma forma de lutar e fazer prevalecer os direitos da classe estudantil que muitas vezes eram ignorados, propósito que o levou a ser membro de grêmios escolares.
Uma de suas grandes conquistas como militante da causa, foi a fundação da União Municipal dos Estudantes – UMES, em Itaituba, a qual a presidiu por cerca de 3 anos, período em que buscou garantir o direito da meia-entrada em shows, cinemas e eventos esportivos e culturais em Itaituba. Por isso, recebeu moção de aplausos da câmara municipal, pelo excelente desempenho a frente da entidade.
“A classe estudantil precisa de uma política mais direcionada à categoria, com elaboração de projetos voltados aos profissionais da educação, especificamente aos direitos da juventude estudantil, promoção da cultura, esporte e lazer, entre outros”, destacou.
Além disso, é válido destacar que Nilton teve a oportunidade de representar Itaituba em diversos movimentos e congressos da área educacional, dentre os quais, o 23º Congresso da UMES e Conferência Nacional e Estadual da Juventude.
Bloqueio na Câmara Municipal
Nilton Júnior, por fim, trouxe a tona um episódio que considerou uma afronta direta ao movimento de luta pela classe estudantil.
![]() ![]() |
Ofício de solicitação emitido pela UMES e enviado à Câmara Municipal. |
De acordo com ele, no ano de 2018, com o intuito de buscar respostas em relação ao descaso na área da educação local, a UMES foi barrada por grande parte dos vereados ao tentar usar a tribuna da câmara municipal.
Plantão 24horas News