Um vídeo, divulgado nas redes sociais nesta terça-feira (08), o qual ganhou grande repercussão, com centenas de likes e compartilhamentos, mostra moradores do Distrito de Miritituba, em Itaituba, denunciando que a ação de dragas está degradando o leito do rio Tapajós na localidade e, atrelado a isso, dificultando a vida de dezenas de pescadores que dependem da pesca para subsistência.
![]() ![]() |
Realidade local mostrada em vídeo. |
De acordo com o apresentado no vídeo, a protagonista e moradora de Miritituba, Linda Inês da Silva, relata que a ação diária das dragas, há aproximadamente 2 meses, está resultando no levante de diversas problemáticas que afetam diretamente a natureza e em consequência, os moradores locais. Problemas, como por exemplo, barulho intenso, odor exalante da lama e poluição do rio, uma vez que a cor da água não é mais a mesma que outrora, são alguns dos elecandos.
![]() ![]() |
Moradora in loco. |
Pesca, banho, lavagem de roupa e louça no rio, mais especificamente no lago denominado de “Bem bom”, que antes realizava-se com frequência, principalmente por moradores ribeirinhos, são algumas das atividades que estão sendo prejudicadas pela ação das dragas às margens do rio Tapajós, no Distrito.
![]() ![]() |
Dragas operando no rio Tapajós, Distrito de Miritituba. |
Diante da realidade exposta no vídeo, muitos moradores de Miritituba, em comentário, também se posicionaram indignados contra a ação da dragas que, de acordo com a fala da moradora Inês, está sendo feita para aprofundar a via navegável, pela qual balsas carregadas passam com grande frequência.
“É muito triste o que estão fazendo com o nosso Rio Tapajós, essas empresas só querem ganhar dinheiro a custa do nosso distrito, mas fazer algo por nós, eles não querem” digitalizou uma internauta, moradora do Distrito.
“Os únicos beneficiados aí são os donos dessas dragas. Quer dizer que o Ibama queima as dragas, PC e máquinas de garimpeiros porque estão destruindo o meio ambiente. Quer dizer que esse rio aí não faz parte do meio ambiente? Estão destruindo tudo dentro da cidade e ninguém tá vendo isso” comentou outra, revoltada com a situação.
Veja o vídeo na íntegra
Posicionamento do Vereador David Salomão
Na sessão desta quarta-feira (09), na Câmara Municipal de Itaituba, o vereador David Salomão se posicionou totalmente contrário às ações das dragas, as quais estão ferindo de forma agressiva a natureza, e desconhece quem autorizou a operacionalidade das mesmas, alvo de reivindicações dos moradores locais.
![]() ![]() |
Vereador David Salomão. Foto: Reprodução/redes sociais. |
“Diante desta situação, eu acho que é um dever buscar esclarecimentos, de buscar saber quem foi que autorizou essa atividade das dragas nas margens do rio Tapajós. Basta olhar nas imagens, que por si só deixa a gente muito apreensivo. Porque toda atividade é licenciada, mas ela tem que ser feito um protocolo de atendimento. Tá só lama o rio Tapajós, ali” explicou o vereador.
David Salomão, que reiterou em sua fala que não é contra o desenvolvimento econômico na região, mas desde que esteja dentro da legalidade e que não degrade o meio ambiente, já está com requerimento em mãos, para que seja realizada uma audiência pública na Câmara, em que possam participar os órgãos ambientais da esfera Federal, Estadual e Municipal, IBAMA e Ministério do Meio Ambiente, para que o impasse apresentado, possa ser discutido.
Fonte: Plantão 24horas News