Revoltados com as ações dos órgãos de fiscalização ambiental, populares decidiram interditar a BR 230 no município de Uruará.
Manifestantes. Foto: Reprodução
O conflito entre servidores do IBAMA e moradores do município de Uruará no sudoeste do Pará, ocorreu após uma operação realizada na região, no último dia (5), em uma ação conjunta com a Força Nacional.
No acampamento onde estavam os madeireiros, foi encontrado um caminhão, que foi removido pelos agentes, mas o restante dos veículos e equipamentos tiveram que ser destruídos, conforme determina a lei, o que gerou revolta entre os madeireiros.
O IBAMA alega que a extração de madeira ficava dentro de uma área de preservação, por isso ouve a destruição dos equipamentos, mas os moradores negam.
Preocupado com as ações truculentas do IBAMA na região do Tapajós, o deputado Hilton Aguiar fez um apelo em sessão home office da assembleia legislativa do estado e repudiou a forma de atuação dos órgãos ambientais.
Durante a operação um fiscal do IBAMA foi agredido com uma garrafada no rosto. Após o incidente, registrado e divulgado amplamente nas redes sociais, a Polícia Federal iniciou investigações para apurar as agressões. O caso está sob a coordenação da Delegacia da PF de Santarém, onde um inquérito policial já foi aberto para apurar os fatos.
Plantão 24horas News