Um vídeo que circula nas redes sociais nesta segunda-feira (28) mostra um carro fazendo manobras na praia em Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará, e depois capotando na faixa de areia. A prática é uma violação à Lei Municipal que proíbe a entrada, permanência e circulação de veículos automotores nas praias públicas do município.
![]() ![]() |
Carro capotou após motorista tentar fazer manobra na faixa de areia, o que é proibido por lei — Foto: Reprodução/Redes Sociais |
O registro foi gravado durante o fim de semana por uma pessoa que estava em uma lancha às margens do Rio Tapajós. No vídeo é possível ver o veículo em alta velocidade que, ao tentar fazer uma curva, cai em um buraco provocado pelo movimento das hélices de embarcação durante a cheia dos rios.
Enquanto o carro percorre a praia, uma caminhonete (preta) está estacionada às margens do rio e marcas de pneus na areia mostram que o local é frequentemente usado por motoristas. Após o capotamento, o carro permanece por alguns minutos virado dentro do buraco até que uma segunda caminhonete (prateada) é usada para retirá-lo do buraco.
![]() ![]() |
Banhistas acompanharam a tentativa de tirar o carro do desnível de areia em Alter do Chão, Pará — Foto: Reprodução/Redes Sociais |
O G1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), órgão fiscalizador, e até a última atualização desta matéria não obteve resposta para os questionamentos.
![]() ![]() |
Carro após ser retirado de buraco na areia em Alter do Chão, no Pará — Foto: Reprodução/Redes Sociais |
Crime ambiental
De acordo com a lei municipal, é proibida a entrada, permanência e a circulação de veículos automotores nas praias públicas da cidade. Quem descumpre a legislação está sujeito a pagar multa estipulada em Unidade Fiscal do Município de Santarém e, em alguns caso, pode ter o carro apreendido.
G1 Santarém