ITAITUBA

Município de Itaituba confirma a primeira morte por dengue em 2021

Frente do Hospital Municipal de Itaituba (HMI). Foto: Weslen Reis/Plantão.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Coordenação de Endemias de Itaituba, por meio do seu Coordenador Jorge Luiz, informou a Redação do Plantão que o município registrou, em 2021, o seu primeiro óbito ocasionado por complicações de dengue.

De acordo com Jorge, a paciente trata-se de uma jovem, de 18 anos, que deu entrada ao Hospital Municipal de Itaituba (HMI) e foi internada no dia 02 de fevereiro de 2021. Após isso, seu quadro clínico piorou e levou-a a óbito por dengue hemorrágica.

A situação é bastante preocupante para a coordenação, principalmente porque, ultimamente, tem sido registrado um crescente número de casos de dengue no município, e, por meio de ação de combate à doença, os agentes têm encontrado muitos focos do mosquito Aedes aegypti.

Em função disso, os profissionais vêm atuando incansavelmente para combatê-lo. No entanto, é necessária a participação da sociedade, visto que o trabalho dos agentes é mais focado em orientação.

Dengue versus COVID (sintomas)

Febre, dor de cabeça e no corpo são sintomas que podem estar relacionados às duas doenças. Isso é o que mais gera confusão nos sintomas de ambas elas. Porém, a COVID-19 é uma doença respiratória. Por conta disso, os sintomas mais comuns são: tosse seca, alteração do olfato e paladar, falta de ar e sérios problemas respiratórios.

“… Os sintomas da dengue: febre alta, dores no corpo, pele avermelhada, leve coceira. Sentiu esses sintomas, procure o posto de saúde… A Unidade Básica de saúde deve notificar todos esses sintomas que sejam parecidos. A partir do terceiro dia, ela pode procurar o posto de saúde, só que a unidade vai encaminhar para fazer o exame no hospital municipal”, disse Jorge Luiz.

Fonte: Plantão 24horas News.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo