Para muitos a construção da ferrovia que vai ligar o estado do Mato Grosso aos portos de Miritituba é um desenvolvimento, mas para outros esse desenvolvimento será apenas para os produtores de grãos do Centro Oeste do País. Na câmara de vereadores, o assunto já começou a ser debatido e a maioria dos parlamentares já se posicionou contra o empreendimento, alegando que será um grande prejuízo aos dessa região do estado do Pará.
O trecho que realmente passou a ser prioridade para os produtores é a ferrovia que liga vai ligar o município Sinop no Mato Grosso, a Miritituba, no Pará. O novo traçado foi incluído no pacote de concessões a pedido do próprio setor produtivo do Mato Grosso.
Em vez de cortar o Mato Grosso de leste a oeste, ligando a região de Lucas do Rio Verde até o estado de Goiás, onde se conectaria à Ferrovia Norte-Sul, o novo projeto correria paralelo à rodovia BR-163, que já foi concedida à iniciativa privada até Sinop. A partir desse ponto, a nova ferrovia subiria cerca de mil kms rumo ao Pará, até chegar ao distrito de Miritituba.
Ministro da agricultura Blairo Maggi
Segundo o ministro da agricultura Blairo Maggi, essa rota é bem mais interessante para o produtor porque, a partir do Pará, é possível acessar a hidrovia do Rio Tapajós e, assim, se conectar ao Amazonas gerando um menor custo na exportação de grãos para outros países.
Para a maioria dos vereadores de Itaituba, o projeto de construção da ferrovia já está causando prejuízos aos municípios dessa região antes mesmos de ser iniciado a construção.
Fonte: http://www.plantao24horasnews.com.br/ com informações do Repórter Marinaldo Silva.