ITAITUBA

Nélio Aguiar lidera 2º turno com 63% dos votos contra 37% da candidata Maria do Carmo, aponta pesquisa Doxa

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


Pesquisa da Doxa registrada na Justiça Eleitoral (PA-08728/2020) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o segundo turno das Eleições 2020 (votos válidos) para a Prefeitura de Santarém, o 3º maior colégio eleitoral do Pará. 

• Nélio Aguiar (DEM): 63% 

• Maria do Carmo (PT): 37%

Nélio Aguiar e Maria do Carmo disputam o segundo turno em Santarém, no Pará — Foto: Reprodução

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 20 deste mês, com 621 entrevistados, domiciliados nas zonas rural e urbana do município.

A margem de erro é de 4%, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. Ou seja, há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Votos válidos da pesquisa 

Os votos válidos são calculados a partir da exclusão dos votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Pesquisa espontânea e estimulada 

Encomendada pela Smart Serviços, Consultoria e Assessoria, a pesquisa da Doxa aferiu a intenção de votos estimulado e espontâneo dos 2 candidatos na disputa do 2º turno. 

Na espontânea, quando o nome do candidato não é sugerido ao entrevistado, Nélio cravou 51,8%, enquanto que Maria, 30,4%. Os indecisos, nulos e brancos somaram 17,8%. 

Nélio também aparece à frente na estimulada, quando o nome do candidato é mostrado ao eleitor, com 56,7%. Maria cravou 33,3% das intenções de voto. Brancos/nulos somaram 5,9% e não sabem/sem resposta, 11,9%.

Voto consolidado 

A Doxa atestou ainda que 85,7% dos entrevistados estão com o voto consolidado. Ou seja, não mudam de candidato seja qual for o motivo.

Nélio Aguiar lidera também a intenção de votos de eleitores que votaram em outros candidatos no primeiro turno.

Segundo a pesquisa, o democrata tem 77,8% dos votos dos eleitores de João Pingarilho (PSC); 76,5% dos eleitores do Coronel Tomaso (Patriota); 70% dos eleitores de Paulo Barrudada (PSL) e 54,5% dos eleitores de Jesson Santos, do PRTB.

Maria consegue a intenção de votos da maioria de dois candidatos: 53,6% do candidato Ney Santana (PSDB) e 60,7% do candidato Valdir Matias Jr., do PV. 

Rejeição

Maria aparece na pesquisa como a candidata mais rejeitada, com 51,6%, enquanto que Nélio tem 29,2%. Os eleitores que não rejeitam nenhum dos candidatos somam 16% e os que não responderam/não sabem, 3,2%.


Fonte: Plantão 24horas News

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS