Um terço das 22,3 milhões de carteiras de trabalho emitidas nos últimos três anos são informatizadas. Desde a implantação do sistema, em 1997, o ministério do trabalho e emprego (MTE) emitiu mais de dez milhões de carteiras de trabalho e previdência social (CTPS) pelo novo modelo. Desde 2003, foram expedidas 22.396.345 carteira, das quais 6.753.409 informatizadas. O documento é emitido pelas delegacias regionais do trabalho (DRTS), sub-delegacias, agências do trabalho e postos conveniados do sistema nacional de empregos (SINE).
A carteira informatizada está implantada em 24 unidades da federação. No município de Itaituba ainda não foi implantado esse sistema, e está causado um grande prejuízo a quem precisa tirar o documento. O novo documento é confeccionado com material mais durável e incorpora vários itens de segurança que dificultam as fraudes, além de dotar o país de um sistema único de atendimento ao trabalhador, mas pelo que parece esse sistema não vai chegar tão cedo na cidade.
Ainda de acordo com o chefe do ministério do trabalho e emprego aqui em Itaituba, documento já foi enviado a superintendência do estado do pará solicitando equipamentos e treinamento dos funcionários para que o sistema seja implantado no município o mais rápido possível.
Publicação: http://facebook.com/plantao24horasnews com informações do Repórter Risonaldo Melo.