ITAITUBA

O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE O SUS, VAI OFERECER GRATUITAMENTE UM NOVO TRATAMENTO PARA A HEPATITE C.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


 O NOVO MEDICAMENTO ESTARÁ DISPONÍVEL PARA A POPULAÇÃO EM UM PRAZO DE 180 DIAS.


Trata-se da combinação de duas substâncias que tratam os tipos 1 e 4 do vírus. O Relatório do comitê que avaliou a droga, estima que a introdução do novo medicamento no sistema único de saúde, vai gerar uma economia de aproximadamente 87 milhões de reais aos cofres públicos no primeiro ano de adoção.


A decisão foi publicada no último dia 15 de fevereiro no Diário Oficial da União. O medicamento estará disponível em 180 dias a partir dessa data. A nova formula inibe a reprodução do vírus da hepatite C para que haja menos cópias no organismo e, com isso, menos sintomas associados, o índice de resposta é de acima de 90%.


A hepatite C, provoca inflamação aguda ou crônica do fígado. A maioria dos pacientes são assintomáticos e o diagnóstico é tardio. Em alguns casos, já há um quadro de cirrose e câncer de fígado.


O vírus é transmitido pelo sangue e as vias mais comum são transfusões e compartilhamento de agulhas e seringas, já a transmissão sexual não é considerada significativa.

Segunda a Anvisa, a hepatite C afeta de 80 a 150 milhões de indivíduos em todo o mundo e a doença é uma das principais causas de transplante de fígado.

Fonte: http://www.plantao24horasnews.com.br/ com informações do repórter Marinaldo Silva.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS