ITAITUBA

Operação Verde Brasil 2 reúne militares no combate ao desmatamento na Amazônia

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


A Operação Verde Brasil 2 deflagrada no dia 11 de Maio pelo  Governo Federal, e que ainda se perdura, reúne militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, e foi difundida com o intuito de reprimir e prevenir crimes ambientais na Amazônia Legal. 

Organizado em três comandos conjuntos, ao comando de operações especiais, os militares e agentes da operação, atuam em todos os estados da Amazônia Legal. O comando geral é feito por meio da 23ª Companhia de Comunicações de Selva, que conscientiza a população a importância da preservação do meio ambiente. 

Operação Verde Brasil 2. Foto: reprodução 

A operação verde é coordenada de forma oficial pela vice-presidência da República em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. De acordo com a renovação de decreto, deve ser estendida até novembro. 


Em Itaituba, o 53° Batalhão de Infantaria de Selva – BIS, existe pelos menos 70 militares envolvidos na operação dando suporte e segurança aos órgãos ambientais envolvidos na operação. 

Para o Comandante do 53 Bis, o exército é o defensor da Amazônia, por isso, está diretamente envolvido na ação de defesa, seja ela qual for. 

Operação Verde Brasil 2. Foto: reprodução 

“O exército é um defensor da Amazônia. Nós estamos com uma base de operações lá em Novo Progresso, com a missão de combater focos de incêndios naquela área que cresce muito”, destacou. 

Além disso, o Comandante destacou que o trabalho de combate a incêndios florestal na região, deve aumentar. Além da base em Novo Progresso, o exército também pretende instalar outra na região da Serra do Cachimbo, divisa com estado do Mato Grosso.

Em cumprimento à operação, o 53 Bis já realizou diversas atuações conjuntas na região com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal – PRF Força Nacional, ICMBIo, Ibama e Corpo de Bombeiros. 


Plantão 24horas News 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS