ITAITUBA

Orla de Salvaterra, na ilha do Marajó, ganha muro de contenção contra erosão

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


A orla da Praia Grande no município de Salvaterra, arquipélago do Marajó, ganhou um muro de contenção de 700 metros para evitar a erosão. A obra, que leva o nome do ex-prefeito de Salvaterra, Reynaldo de Lima Novaes de Oliveira, foi inaugurada na manhã desta terça-feira (22), com a presença do governador Helder Barbalho; prefeito do município, Valentim Oliveira, e demais autoridades locais. Os recursos de cerca de R$ 8 milhões para o muro foram garantidos quando o Chefe do Executivo Estadual foi Ministro da Integração Nacional. 

“Hoje eu festejo estar aqui inaugurando essa obra não como mais ministro, mas como governador deste Estado. É uma alegria muito grande poder entregar a orla da cidade mais bonita para valorizar as riquezas naturais, potencializar o turismo e gerar renda, nessa que é uma das principais vocações do Marajó. Estamos reafirmando o compromisso do Governo Por Todo o Pará”, disse o governador Helder Barbalho, que percorreu a orla da praia para conhecer a obra.

Durante o discurso, Helder destacou que, em breve, será reformado o Terminal Hidroviário de Soure e construído o Terminal Hidroviário Turístico de Salvaterra. 

Com o muro de contenção garantido, o prefeito de Salvaterra, Valentim Oliveira, lembrou que em 2019 também solicitou ao Governo do Estado a urbanização do local para potencializar a atividade turística na cidade. Dessa maneira, a orla receberá, em breve, serviços de pavimentação, gramado, iluminação, novos quiosques e banheiros masculino e feminino. 

“Nós temos um potencial turístico muito grande e com essa obra essa atividade vai crescer muito mais. Agradeço ao empenho do governador Helder Barbalho quando foi ministro, então hoje estamos entregando essa obra para que a população possa usufruir e também gerar renda para o município. Daqui a alguns dias o governador também deve assinar a ordem de serviço para começar a urbanização da orla para que possamos ter, com toda certeza, um dos espaços mais ricos do Marajó”, frisou Valentim Oliveira, prefeito de Salvaterra. 

Na prática, o muro de arrumo servirá para equilibrar a pressão do terreno, além de isolar a Praia Grande, já atingida pelo fenômeno da erosão. Para garantir a segurança do público, também foram colocadas grades de proteção, escadas e rampas de acesso à praia. 

A obra durou cerca de um ano e meio e foi aprovada pelos moradores do município. “Do jeito que estava, a orla tinha entrado em degradação tanto para a praia quanto para a cidade. Hoje nós vemos um resultado muito positivo dessa parceria entre o prefeito e o governador Helder Barbalho. Isso proporciona uma melhoria tanto para o turismo quanto para o comércio porque vai gerar emprego e renda, então isso é importante para o nosso município de Salvaterra”, disse o comerciante Paulo Duarte, de 52 anos, proprietário de um restaurante próximo à orla. 

A mesma opinião é compartilhada pelo vendedor Paulo Ernesto Silva, de 55 anos, que trabalha na Praia Grande. “Lembro que a praia estava ficando feia por causa dessa erosão, mas agora com essa obra vai melhorar muito para os trabalhadores que precisam dessa renda”, completa ele. 

Durante a agenda, o governador Helder Barbalho esteve acompanhado da secretária de Estado de Educação, Elieth Braga; do chefe da Casa Civil da Governadoria, Iran Lima; do deputado federal José Priante; da deputada estadual, Cilene Couto; do deputado estadual Wanderlan Quaresma, do secretário Regional do Marajó, Jaime Barbosa e da deputada federal Elcione Barbalho. 

Fonte: Governo PA

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS