ITAITUBA

Paciente completa 109 anos e equipe médica realiza festa de aniversário surpresa no HMS

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


O aniversário de 109 anos da paciente Raimunda de Souza Freitas não passou em branco na manhã de quinta-feira (10), em Santarém, no oeste do Pará, e foi motivo de muita alegria e emoção na clínica médica do Hospital Municipal de Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS).
Paciente do HMS completa 109 anos e equipe médica realiza festa de aniversário surpresa — Foto: Assessoria de Comunicação/HMS
Alguns residentes de medicina preparam uma festa surpresa para a idosa. O leito 5 ficou decorado, teve bolo simbólico e o parabéns foi cantado ao som de um violão.
O filho e a neta de dona Raimunda não contavam com o gesto festivo da equipe médica e das enfermeiras. A emoção tomou conta no quarto quando Elísio Freitas, de 67 anos, homenageou a mãe, cantando e tocando a música do Roberto Carlos, “como é grande o meu amor por você”.
Com lágrimas nos olhos, a neta Patrícia Freitas, falou do sentimento dessa data. “É aquele amor que desde pequena a gente sente. Ela sempre cuidou de mim e hoje eu estou aqui retribuindo, cuidando dela. Estou muito grata por esse gesto de parabéns a ela”, finalizou Patrícia.
Com lágrimas nos olhos, a neta Patrícia Freitas, falou do sentimento dessa data — Foto: Assessoria de Comunicação/HMS
A médica residente Gisele Macedo foi quem tomou a frente dos preparativos para a festinha. Ela expressou sua alegria ao poder cuidar da dona Raimunda desde que foi internada no HMS. Na clínica médica a gente tenta dar ao paciente não apenas o tratamento que ele precisa, mas também humanizar e propor o máximo de conforto. No caso da Raimunda, completar 109 anos não é comum. Nós nos sentimos privilegiados de tê-la como paciente”, declarou.
Uma mulher de fé
A aniversariante é natural do Município de Prainha – Pará, nasceu no ano de 1910. Ela atravessou mais de um século, acompanhou as transformações no mundo. É mãe de cinco filhos, viu eles crescerem e irem formando gerações. Para Elísio, o segredo da longevidade da mãe é a boa alimentação, sempre regada de muito peixe e produtos tirados da natureza.
Raimunda mudou para Santarém com o marido e os filhos há mais de 50 anos. Passou a maior parte da vida morando em um sítio, localizado na Várzea. O filho lembra que sempre iam pescar com caniço. Para ele, um dos momentos mais marcante da juventude ao lado dela. “Mamãe foi forte na nossa criação, rígida e amorosa. Gosta muito de conversar, até antes de vir pro Hospital ela contava algumas histórias nos almoços da família, lúcida ainda”, lembrou o filho.
Internação
A paciente está internada há 12 dias, chegou após uma queda na residência. Segundo os familiares, ela foi vestir a roupa após o banho e caiu. “Ela gostava de tomar banho e se vestir só, mas nesse dia não deu certo. Acreditamos que ali já foi o início do AVC”, contou a neta.
O quadro clínico apresenta evolução diária. “Apesar de estar estável e reagindo bem, ela ficará com sequelas. Possivelmente não vai ser a mesma devido à doença que ela teve, mas a gente acredita que ela pode sair dessa, ainda mais com a alegria que de se comemorar mais um aniversário”, concluiu Dra. Gisele.

Fonte: G1 Santarém e Região

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS