Os dados são do Dieese em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Renda (Seaster), a partir de informações do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.
Segundo o Secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Inocencio Gasparim, os números positivos são resultado do esforço do Governo do Estado ao incentivar politicas públicas de empregabilidade, junto ao setor empresarial, em meio ao processo de retomada da economia. “Todos nós sabemos do choque que a pandemia da Covid-19 gerou sobre a economia brasileira, apesar deste cenário, o Pará se manteve com saldos positivos, principalmente em relação ao aumento de postos de trabalho formais. Através do “Retoma Pará”, o governo possibilitou que obras fossem iniciadas, que empresas que estavam em processo de abertura de loja ou contratação retomassem as contratações, e que atividades de serviço fossem desenvolvidas, por isso, hoje, alcançar o melhor resultado entre os estados da região Norte, é ter a certeza de que fomos assertivos em nossas escolhas”.
Além da retomada de atividades, o secretário ainda destaca a injeção de recursos e a politica de incentivos fiscais desenvolvidas ao longo do ano. “A injeção de recursos por parte do governo do Estado, a antecipação do pagamento do décimo terceiro e o incentivo a políticas públicas de qualificação e empregabilidade, também foram ações fundamentais para o alcance desse resultado. Sem contar com o “Asfalto por todo o Pará” que leva pavimentação asfáltica a diversos municípios, abrindo frentes de trabalho para a mão de obra local”, pontuou.
Intermediação
O Governo do Estado, através da Seaster, também atua no no encaminhamento de trabalhadores a ofertas de trabalho, através da intermediação de mão de obra realizada nos 31 postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em diversos municípios paraenses. De janeiro a novembro de 2020, essa rede possibilitou a colocação de 3210 trabalhadores no mercado formal em diversas ocupações.
Mesmo em meio a pandemia, o atendimento e a rede de intermediação não parou. A Seaster disponibilizou o aplicativo “Sine Fácil” que garante atendimento ao público interessado sem que as pessoas precisem sair de casa, além de manter os canais oficiais da Seaster, via telefone (91) 3239-1430 ou pelo WhatsApp (91) 98414-0415.