ITAITUBA

Pará tem primeiros registros da nova variante de coronavírus

Coronavírus - ilustração. Foto: Reprodução.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Na noite da última sexta-feira (29), o Governador do Pará, Helder Barbalho, usou suas redes sociais para anunciar os primeiros registros da variante do novo coronavírus no estado.

De acordo com o Governador, foram confirmados dois casos no Pará, ambos no município de Santarém (PA). Os registros foram feitos pelo Instituto Evandro Chagas (IEC). A presença da variante, que circula no Amazonas, foi identificada em amostras de dois pacientes: um homem de 58 anos e uma mulher de 26 anos de idade.

Potencial de reinfecção da variante

Especialistas que acompanham a evolução do novo coronavírus afirmam que a variante chamada de P.1, identificada em Manaus no começo do ano, tem potencial para infectar pessoas que já tiveram a Covid-19. Entretanto, a análise exige cautela e os pesquisadores aguardam estudos conclusivos.

A imunologista Ester Sabino, pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical-USP, participou de um artigo internacional sobre o “ressurgimento” da Covid-19 em Manaus, publicado na revista científica “The Lancet”.

Uma das possibilidades avaliadas pelos cientistas é que as novas linhagens do SARS-CoV-2 podem escapar da imunidade gerada em resposta à infecção anterior. O artigo já relata que houve ao menos um caso de reinfecção em Manaus associado à linhagem P.1.

Fonte: Plantão 24horas News, com informações adicionais de G1 Pará.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo