ITAITUBA

Parque do Utinga orienta sobre cuidados com animais e preservação do meio ambiente

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


Caminhar, pedalar e andar de skate são apenas algumas das diversas atividades físicas permitidas no Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna. O espaço é uma Unidade de Conservação de proteção integral, por isso, os visitantes precisam ter alguns cuidados para preservar o meio ambiente e evitar acidentes tanto com pessoas, quanto com os animais que, por ventura, possam aparecer na pista.

De acordo com o gerente do Parque do Utinga, Ivan Santos, é comum encontrar animais na pista, então é necessário uma atenção maior ao fazer ciclismo e corrida. “O Parque é uma Unidade de Conservação de proteção integral e nada pode ser alterado daquilo que está dentro desse bioma”, afirmou.

O professor de Biologia Aniel Silva costuma vir ao Parque, geralmente com a filha de 2 anos, esposa e a mãe. “Tem uma estrutura muito boa e a paisagem e belezas naturais do espaço fazem com que a experiência de estar aqui seja melhor ainda. A única observação que tenho é a respeito da velocidade de alguns ciclistas, então sempre fico atento a qualquer movimentação por causa da minha filha”, ressaltou.

Letícia Freitas, turismóloga e técnica em Gestão Ambiental do Ideflor-bio, orienta que os usuários que pedalam tenham cuidado e limitem sua velocidade para que não haja atropelos. Reforça também que os carros de serviços que entram no Parque trafeguem em uma velocidade de até 30 km por hora para evitar acidentes e, se possível, quando o fluxo de pessoas estiver alto, que o motorista reduza a velocidade do veículo para 20 km ou até pare, se necessário.

O Parque do Utinga possui uma ciclofaixa que é exclusiva para patins, bicicleta e skate, mas para evitar acidentes, é necessário compreender e seguir as orientações adequadas de uso. Para quem entra no espaço, por exemplo, a orientação é que pedale pelo lado direito da via e, para quem retorna, é necessário seguir pelo lado esquerdo da pista de ciclismo.

A presidente do Ideflor-bio Karla Bengtson, explica que turismo ecológico é uma das atividades desenvolvidas no Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna e o espaço permite a visitação de pessoas de todas as idades. “É um momento de lazer e recreação em que as pessoas entram contato com a natureza. Então, ao pedalar pela ciclovia, mantenha a velocidade reduzida e viva uma experiência tranquila e segura dentro da Unidade de Conservação”, destaca.

Fonte: Governo PA

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS