ITAITUBA

PATRULHA MARIA DA PENHA É INSTRUMENTO NA LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


Um projeto de apoio à mulher vítima de violência doméstica, que fiscaliza o cumprimento das medidas protetivas e de segurança, é realidade em Belém. Pioneiro na região Norte do país, a Patrulha Maria da Penha é um instrumento a mais na luta contra a violência, trabalho conjunto do Tribunal de Justiça do Estado (TJE) e Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Formada por um grupo de policiais militares treinados para dar apoio e fiscalizar o cumprimento das medidas protetoras, a Patrulha Maria da Penha atua na fiscalização ativa e especializada desde o mês de dezembro do ano passado. “Eles fazem visitas nas casas das vítimas e dos agressores. Levam um questionário para saber como está a vida deles. Isso é muito importante, pois muitas mulheres se sentem acuadas, têm medo, envergonhadas, e se calam, mas isso agora funciona como quebra de paradigmas para conquistar a confiança dessa vítima”, diz o coordenador da Patrulha Maria da Penha, major PM Ricardo Varela.
As varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Belém selecionam as mulheres que foram indicadas para atendimento pelo projeto. O Pro Paz Mulher também é parceiro do projeto e oferece todo aparato, um serviço integrado e completo desde o acolhimento à atenção da saúde da vítima. Para a coordenadora do Pro Paz Mulher, Raquel Gibson, a presença da PM só veio acrescentar para um atendimento de excelência. “Quando as usuárias nos procuram, elas querem segurança, e aí entra a figura do policial militar. A presença da viatura e dos policiais ajuda a mulher a romper o ciclo de violência. Ainda há a finalidade de orientar sobre como proceder em caso de agressão e sobre a rede de atendimento”, explica.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo