ITAITUBA

Polícia Federal abre inquérito para investigar desaparecimento de avião após decolagem de Alenquer, no Pará

Avião Cessna 210 PT-IRJ desapareceu em viagem de Alenquer para garimpo na região de Itaituba, no Pará. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O desaparecimento da aeronave Cessna 210 de prefixo PT-IRJ após decolagem de pista do município de Alenquer com destino a pista 13 de Maio, na região do município de Almeirim, oeste do Pará, é alvo de investigação da Polícia Federal. O avião desapareceu no dia 28 e a FAB faz buscas desde o dia 29.

Um inquérito policial foi instaurado pela PF no dia 2 de fevereiro, para apurar os fatos acerca do voo da aeronave PT-IRJ e possíveis ilícitos penais.

A PF informou que ainda está em comunicação com os departamentos competentes da Força Aérea Brasileira (FAB) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Ainda segundo a PF, duas testemunhas já foram ouvidas nas investigações sobre o sumiço do avião, mas a polícia não informou o que elas testemunharam ou no que podem colaborar para o esclarecimento do caso.

A FAB continua à procura do avião. As buscas sob comando do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (ARCC-AZ) são realizadas por uma aeronave SC-105 Amazonas SAR e um helicóptero H-36 Caracal Sar.

Até o momento, segundo a FAB, as aeronaves já sobrevoaram uma área de aproximadamente 9,6 mil km², perfazendo cerca de 62 horas de voo, sem encontrar vestígios da aeronave desaparecida.

A Polícia Civil de Alenquer também ajuda nas buscas juntamente com alguns comunitários que se prontificaram a percorrer uma extensa área por terra. A Polícia Civil informou que já conseguiu delimitar uma possível área de queda – a partir de informações de moradores da região que teriam avistado o avião dando círculos e ouviram estrondo entre Alenquer e Monte Alegre

O Corpo de bombeiros foi acionado para auxiliar nas buscas na área conhecida como Barragem, e também no Setor 14 e rio Maicuru.

Desaparecimento

O avião Cessna 210 de prefeito PT-IRJ era pilotado pelo santareno Antônio Sena, o “Toninho”. A aeronave decolou por volta das 12h do dia 28 de janeiro de uma pista no município de Alenquer para levar mercadorias do proprietário da Aeronave Edwaldo Paiva, ao garimpo Califórnia, nos limites de Almeirim (PA) com Laranjal do Jari (AP).

De acordo com informações de populares repassadas a familiares do piloto, o avião foi visto sobrevoando uma área próxima ao garimpo Anatum, que fica distante de voo cerca de quatro minutos da pista 13 de Maio, por volta das 12h20 do dia 28. Desde então, o avião não foi mais visto na região.

O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (ARCC-AZ) foi informado do desaparecimento do avião e deu início às buscas no dia 29, fazendo também o levantamento de dados sobre a aeronave e a apuração sobre a possível trajetória, no intuito de estabelecer as novas fases da operação e de comunicar as autoridades responsáveis.

Fonte: G1 Santarém.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo