ITAITUBA

Polícia Federal em Itaituba realiza ação de combate a extração ilegal de ouro

Mineradora alvo de busca e apreensão. Foto: Reprodução/PF

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Polícia Federal de Itaituba, realizou nesta quinta-feira (09), a operação Golden Rush, no intuito de investigar possível associação criminosa na prática de extração ilegal de ouro.

A operação contou com o aparato de 30 policiais que cumpriram um mandado de busca e apreensão numa mineradora do garimpo do Água Branca. O intuito da ação é identificar o local da extração mineral e coletar amostras de ouro para o Banco Nacional de Perfis Auríferos.  Os mandados foram autorizados pela 1° e 2° Vara Federal de Jundiaí/São Paulo.

Foto: Reprodução/PF

Durante o cumprimento do mandado, uma pessoa foi presa por porte ilegal de armas com numeração raspada. A investigação originou-se depois de apreensões de carga de ouro em aeroportos de São Paulo em agosto desse ano.

Com a utilização de imagens de satélite ficou caracterizado o emprego indevido de guia de utilização, uma concessão que deveria ser utilizada de forma limitada durante a fase de pesquisa mineral. No entanto, foi empregada para dar aparência de legalidade em transações ilícitas com um grande volume de ouro de origem espúria.

Foto: Reprodução/PF

Os acusados poderão responder pelo crime de usurpação de patrimônio da União, falsidade ideológica, grilagem de terra públicas e organização criminosa.

Fonte: Plantão 24 Horas News com informações da Polícia Federal

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS