Segundo Rômulo Rodovalho, titular da Sespa, a meta do programa é oferecer 130 consultas por dia, das quais 50 vagas para homens, 50 para mulheres e 30 para atendimento infantil, com um total de 2.600 atendimentos por mês.
As sequelas são muito variadas, segundo a médica, e podem se manifestar como dores na costa, cansaço, dor no peito, ansiedade, palpitações, alteração do paladar e olfato, dor nas articulações, hipertensão arterial, entre outras.
De acordo com o Diretor Administrativo Financeiro, Eduardo Portella, desde o início dos atendimentos, já foram realizados 1.049 agendamentos. “Os paraenses têm hoje condições de receber atendimento posterior à doença para buscar soluções e trazer de volta a sua qualidade de vida. É uma iniciativa extremamente necessária para a população”, assegura.
PACIENTES
No mês de março, quando a autônoma Ana Laura Dias foi infectada pelo novo coronavírus, começou a
No início do mês de novembro, o aposentado Benedito Silva, 73 anos, começou a sentir os primeiros sintomas. Quase um mês depois, as dores no peito e o cansaço continuam, por isso, procurou o atendimento da Policlínica.
PERFIL DE ATENDIMENTO
Quem já teve Covid-19 e está sem sintomas gripais, mas ainda apresenta sequelas, que podem ser consequência do novo coronavírus, deve procurar o atendimento pelo programa, que foi lançado no dia 24 de novembro.
O programa atende pacientes de todas as regiões do Estado com esse perfil e também pacientes que já faziam acompanhamento médico e precisaram interromper devido à pandemia. O objetivo do Governo Estadual é expandir o programa para os 144 municípios paraenses.
SERVIÇOS
Após o prévio agendamento, ao chegar à Policlínica, o paciente é acolhido, identificado e encaminhado para exames laboratoriais, radiografia e eletrocardiograma. Com os resultados dos exames, o paciente passa por uma avaliação médica, que faz os encaminhamentos específicos necessários. O atendimento pediátrico conta ainda com consultas com psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos.
AGENDAMENTO
Não é necessário encaminhamento e o interessado não precisa comparecer na Policlínica
No dia marcado, o paciente precisa comparecer à Policlínica com 40 minutos de antecedência, com seus documentos pessoais em mãos: RG, CPF, comprovante de residência com CEP e cartão do SUS.
As consultas serão oferecidas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na Policlínica Metropolitana, localizada na Av. Almirante Barroso, entre a Av. Dr. Freitas e a Travessa Perebebuí, no bairro do Marco.