Indígenas realizaram, ao longo da manhã desta quinta-feira, 25 de março de 2021, em Jacareacanga (PA), uma manifestação contra as operações de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA).
A manifestação teve início às 9h e, até certo ponto, aconteceu de maneira pacífica. De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, o “motor” da ação, formada por mulheres da etnia Munduruku, foi uma denúncia contra garimpeiros.
A Polícia Militar esteve no local. Foto: Reprodução.
As manifestantes não querem a Polícia Federal, IBAMA, ONG e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na região dos rios: Tropas, Capitutu, Prainha, Santo Antônio e Tapajós, onde é cercada por aldeias. Elas reivindicam pela garimpagem e exigem poder fazer uso dos minérios que estão em suas terras.
No decorrer das reivindicações, o prédio da Associação Maria Eliza foi depredado. Os índios ainda queriam atear fogo no Hotel Tucumã, onde hospedam agentes de órgãos federais. Porém, após diálogo com a Polícia Militar, eles resolveram não suceder o ato.
A manifestação foi encerrada às 12h39. Até aquele momento não houve interdição de via e previsão de continuidade do protesto.
Fonte: Plantão 24horas News.