ITAITUBA

Povos indígenas realizam manifestação contra operações do IBAMA em Jacareacanga (PA)

A manifestação teve início às 9h desta quinta-feira (25). Foto: Reprodução.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Indígenas realizaram, ao longo da manhã desta quinta-feira, 25 de março de 2021, em Jacareacanga (PA), uma manifestação contra as operações de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA).

A manifestação teve início às 9h e, até certo ponto, aconteceu de maneira pacífica. De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, o “motor” da ação, formada por mulheres da etnia Munduruku, foi uma denúncia contra garimpeiros.

A Polícia Militar esteve no local. Foto: Reprodução.

As manifestantes não querem a Polícia Federal, IBAMA, ONG e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na região dos rios: Tropas, Capitutu, Prainha, Santo Antônio e Tapajós, onde é cercada por aldeias. Elas reivindicam pela garimpagem e exigem poder fazer uso dos minérios que estão em suas terras.

No decorrer das reivindicações, o prédio da Associação Maria Eliza foi depredado. Os índios ainda queriam atear fogo no Hotel Tucumã, onde hospedam agentes de órgãos federais. Porém, após diálogo com a Polícia Militar, eles resolveram não suceder o ato.

A manifestação foi encerrada às 12h39. Até aquele momento não houve interdição de via e previsão de continuidade do protesto.

Fonte: Plantão 24horas News.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo