A cerimônia de posse do prefeito reeleito de Itaituba, Valmir Climaco (MDB), juntamente com o seu vice, Nicodemos Aguiar, bem como a dos quinze vereadores, aconteceu na tarde desta sexta-feira (01) na Câmara Municipal.
O prefeito e os vereadores do município foram eleitos para o quadriênio 2021/2024, no dia 15 de novembro do ano passado. A maior bancada da Câmara será do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 7 vereadores entre eleitos e reeleitos.
O prefeito Valmir Climaco de Aguiar tem 60 anos, é casado, natural de Ubajara/Ceará, declara ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a ocupação de prefeito e tem Ensino Fundamental incompleto. O vice, Nicodemos Alves de Aguiar, tem 56 anos, natural de Chapadinha/Maranhão, é casado, e declara ao TSE ter Ensino Médio completo e não explícita ocupação.


Discorrendo sobre o momento de posse, enfatizando uma reeleição expressiva, obtendo mais de 42 mil votos (77,42%), o prefeito Valmir destacou que, a partir de agora, o foco da gestão será trabalhar ainda mais para o desenvolvimento de Itaituba em todas as suas áreas, de forma a garantir qualidade de vida para os munícipes.
“Esse momento é muito interessante na minha vida e da minha família. O povo pode ficar tranquilo que vamos botar mesmo é pra trabalhar, para resolver problemas e ver Itaituba com mais qualidade de vida para a população”, afirmou.
Por outro lado, o vice-prefeito, Nicodemos Aguiar, realçou a abordagem de Valmir e compartilhou do mesmo propósito que o Plano de Governo tem para o progresso da cidade.
“Vamos trabalhar incansavelmente para desenvolver Itaituba e retribuir todo carinho, toda a confiança que a população tem para com o nosso governo. Queremos transformar Itaituba na melhor cidade do Pará para se morar”, disse.
Na oportunidade, Valmir prometeu que, a partir da próxima segunda-feira (04), irá divulgar os nomes que assumirão as secretarias do governo, mas adiantou que não haverá expressivas alterações.


Lista dos vereadores empossados
- Dirceu Biolchi – MDB;
- Wescley Silva Aguiar (Wescley Tomaz)- MDB;
- Antônia Pereira da Silva (Antônia Borroló) – MDB;
- Orismar Pereira Gomes – MDB;
- Maria de Almeida Silva (Maria Pretinha) – MDB;
- Etevaldo Pereira Lima (Nen De Miritituba) – MDB;
- Iamax Prado Custodio (MDB);
- Rangel Cruz Moraes – PP;
- Odineia Serrão Peres (Odineia da Saúde) – PP;
- Luiz Felipe Marques Cordeiro – PSL;
- Manoel Rodrigues de Sousa (Manoel Dentista) -PL;
- Conrado Wolfring (Delegado Conrado) – PSB;
- Ronny Vonn Correa de Freitas (Ronny Freitas) – PP;
- João Raimundo de Barros (João de Barros) – AVANTE ;
- Thiago Maciel Neves (Professor Thiago) – PSB.
Em entrevista, o vereador Wescley Tomaz, segundo parlamentar mais votado no último pleito e que passará a exercer seu 3º mandato, destacou a continuação dos trabalhos que já vem desenvolvendo, sobretudo em defesa dos interesses da região garimpeira.
“É complicado eu dizer o que esperar de um Poder Legislativo, mas eu tenho um compromisso em continuar defendendo a nossa bandeira. Temos essa responsabilidade e esperamos honrar cada voto recebido”, explanou.
Para mais, o vereador Felipe Marques, novo na Casa, prometeu legislar para a garantia dos interesses coletivos, e materializar as propostas feitas durante campanha eleitoral.
“Estou iniciando uma nova fase de legislador. Tínhamos alguns projetos em mente que a gente sempre defendeu, e agora estamos tendo a oportunidade de tira-los do papel e colocá-los em prática.
Quais são as atribuições de um prefeito?
Cabe ao prefeita decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. A prefeita também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.
Quais são as atribuições de um vereador?
Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.
Fonte: Plantão 24horas News