ITAITUBA

Prefeito, vice e vereadores são empossados na Câmara Municipal de Itaituba

Posse ocorreu na Câmara Municipal de Itaituba. Foto: Weslen Reis - Plantão.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A cerimônia de posse do prefeito reeleito de Itaituba, Valmir Climaco (MDB), juntamente com o seu vice, Nicodemos Aguiar, bem como a dos quinze vereadores, aconteceu na tarde desta sexta-feira (01) na Câmara Municipal.

O prefeito e os vereadores do município foram eleitos para o quadriênio 2021/2024, no dia 15 de novembro do ano passado. A maior bancada da Câmara será do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 7 vereadores entre eleitos e reeleitos.

O prefeito Valmir Climaco de Aguiar tem 60 anos, é casado, natural de Ubajara/Ceará, declara ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a ocupação de prefeito e tem Ensino Fundamental incompleto. O vice, Nicodemos Alves de Aguiar, tem 56 anos, natural de Chapadinha/Maranhão, é casado, e declara ao TSE  ter Ensino Médio completo e não explícita ocupação.

Prefeito, esposa Solange Aguiar e filho Valmir Filho. Foto: Weslen Reis Plantão

Discorrendo sobre o momento de posse, enfatizando uma reeleição expressiva, obtendo mais de 42 mil votos (77,42%), o prefeito Valmir destacou que, a partir de agora, o foco da gestão será trabalhar ainda mais para o desenvolvimento de Itaituba em todas as suas áreas, de forma a garantir qualidade de vida para os munícipes.

“Esse momento é muito interessante na minha vida e da minha família. O povo pode ficar tranquilo que vamos botar mesmo é pra trabalhar, para resolver problemas e ver Itaituba com mais qualidade de vida para a população”, afirmou.

Por outro lado, o vice-prefeito, Nicodemos Aguiar, realçou a abordagem de Valmir e compartilhou do mesmo propósito que o Plano de Governo tem para o progresso da cidade.

“Vamos trabalhar incansavelmente para desenvolver Itaituba e retribuir todo carinho, toda a confiança que a população tem para com o nosso governo. Queremos transformar Itaituba na melhor cidade do Pará para se morar”, disse.

Na oportunidade, Valmir prometeu que, a partir da próxima segunda-feira (04), irá divulgar os nomes que assumirão as secretarias do governo, mas adiantou que não haverá expressivas alterações.

Espectadores na Câmara. Foto: Weslen Reis – Plantão

Lista dos vereadores empossados

  • Dirceu Biolchi – MDB;
  • Wescley Silva Aguiar (Wescley Tomaz)- MDB;
  • Antônia Pereira da Silva (Antônia Borroló) – MDB;
  • Orismar Pereira Gomes – MDB;
  • Maria de Almeida Silva (Maria Pretinha) – MDB;
  • Etevaldo Pereira Lima (Nen De Miritituba) – MDB;
  • Iamax Prado Custodio (MDB);
  • Rangel Cruz Moraes – PP;
  • Odineia Serrão Peres (Odineia da Saúde) – PP;
  • Luiz Felipe Marques Cordeiro – PSL;
  • Manoel Rodrigues de Sousa (Manoel Dentista) -PL;
  • Conrado Wolfring (Delegado Conrado) – PSB;
  • Ronny Vonn Correa de Freitas (Ronny Freitas) – PP;
  • João Raimundo de Barros (João de Barros) – AVANTE ;
  • Thiago Maciel Neves (Professor Thiago) – PSB.

 

Em entrevista, o vereador Wescley Tomaz, segundo parlamentar mais votado no último pleito e que passará a exercer seu 3º mandato, destacou a continuação dos trabalhos que já vem desenvolvendo, sobretudo em defesa dos interesses da região garimpeira.

“É complicado eu dizer o que esperar de um Poder Legislativo, mas eu tenho um compromisso em continuar defendendo a nossa bandeira. Temos essa responsabilidade e esperamos honrar cada voto recebido”, explanou.

Para mais, o vereador Felipe Marques, novo na Casa, prometeu legislar para a garantia dos interesses coletivos, e materializar as propostas feitas durante campanha eleitoral.

“Estou iniciando uma nova fase de legislador. Tínhamos alguns projetos em mente que a gente sempre defendeu, e agora estamos tendo a oportunidade de tira-los do papel e colocá-los em prática.

 

Quais são as atribuições de um prefeito?

Cabe ao prefeita decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. A prefeita também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

 

Quais são as atribuições de um vereador?

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

 

Fonte: Plantão 24horas News

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo