ITAITUBA

Prelazia de Itaituba deve retomar celebrações com a presença de fiéis neste sábado (01)

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


Um novo decreto expedido pela Prelazia de Itaituba nesta sexta-feira (31), a qual é liderada pelo Bispo Dom Frei Wilmar Santin, autoriza a retomada de celebrações com a presença de fiéis, a partir deste sábado, 1 de agosto, com algumas observações.

Conforme as determinações previstas no novo decreto de N° 5, levando em consideração que cada município tem seu decreto e protocolo, fica delegado aos párocos e administradores a faculdade de decidir sobre os dias e e ritmos da retomada de celebrações em suas respectivas paróquias e áreas pastorais, de acordo com as condições local.
Para isso, é necessário fazer se cumprir algumas orientações previstas em documento expedido no dia 21 de Maio pela  Conferência Nacional de Bispos do Brasil – CNBB, para as celebrações comunitárias no contexto da pandemia da Covid-19, além de observar decretos e protocolos de autoridades civis e de saúde.
No decreto, o Bispo enfatiza que, de acordo com o documento da CNBB, em seu N° 13, é preferível onde e quando for possível, optar por celebrações campais, ao ar livre, principalmente aos domingos, onde há maior concentração de público. 
Quanto ao sacramento do Batismo e Matrimônio, autoriza-se sua realização desde que observados o que determina as orientações dadas pela CNBB. 
Quanto as Crismas, o Bispo deve combinar com os párocos o momento de sua realização, tendo em vista que a celebração reúne um grande público.  
Por outro, as Catequeses só devem retornar quando as aulas das escolas públicas voltarem ao seu funcionamento presencial. Enquanto isso não acontece, é recomendado que seja feito orientações aos catequizandos por meio das redes sociais. 
Por fim, o decreto deixa claro que, caso alguma paróquia ou área pastoral volte a apresentar aumento no número de infecções pelo vírus, as celebrações devem ser suspensas imediatamente. “O nosso compromisso deve ser com a vida e zelar pelo bem-estar das ovelhas”, finaliza o decreto.

Veja o decreto na íntegra

Plantão 24horas News

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS