ITAITUBA

Profissionais da saúde passam por atualização e nivelamento em Itaituba, no PA

Capacitação ocorreu no auditório da SEMED. Foto: Michelly Araújo.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Profissionais da saúde estão passando por capacitação e nivelamento no município de Itaituba, sudoeste do Pará. O objetivo é aprimorar e aperfeiçoar a equipe, para atuar adequadamente no combate de diversas arboviroses, como dengue, em meio à COVID-19.

Nesse sentido, é importante frisar que Itaituba, entre o final de 2020 até meados de 2021, passou por um sério surto de dengue, o qual, segundo informações, culminou com registro de óbitos da doença, que, por conta da pandemia, algumas vezes, gerou certo problema na hora da notificação de casos suspeitos.

De acordo com Elisângela Leal, Diretora de Divisão de Endemias 9° Centro Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA), estão participando da capacitação: médicos, enfermeiros e agentes de endemias.

A capacitação tem sido ofertada, desde fevereiro deste ano, pelo estado, objetivando, como já dito, melhorar o atendimento das equipes, principalmente em um contexto de pandemia, no qual pode gerar confusão entre as arboviroses.

“… A gente teve muitos problemas com relação a notificação de casos suspeitos para dengue, pessoas ou pacientes com COVID-19 associada a casos de dengue, que não foram tratados adequadamente ou passaram por períodos onde não foram realizados os exames […]”, disse Elisângela.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS