Marcado para acontecer nesta próxima sexta-feira (25), na orla de Itaituba, o projeto “Hoje tem feira”, foi posto em discussão na manhã desta segunda-feira (21).
O encontro reuniu a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRA); o Serviço Nacional de apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE (Regional Tapajós); Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA); Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), além da Associação dos feirantes.
O escopo da reunião foi justamente discutir as estratégias que serão adotadas para promover o retorno dos clientes às barracas feirantes com mais segurança e maior estrutura, sobretudo nas instaladas nas imediações do porto da balsa, local onde se concentra a grande parte das existentes na cidade.
![]() ![]() |
Arte: divulgação/SEBRAE Itaituba. |
Em razão do advento da pandemia, muitos segmentos de mercado foram afetados, incluindo as atividades de feira. Com isso, de inciativa do Sebrae, o projeto foi ganhando forma em conjunto com outros órgãos e, finalmente, será posto em prática na manhã desta sexta (25).
Há duas semanas, o projeto vem proporcionando a qualificação de muitos feirantes por meio de consultorias, orientações de boas práticas e higiene, para que, mediante aplicação de técnicas aprendidas durante tais treinamentos, o cliente se sinta seguro no processo de compra.
“Os negócios precisam sobreviver. Ainda hoje há muito insegurança do cliente quando se trata de comprar produtos em uma feira. Então o projeto visa mostrar para a sociedade que a feira é um lugar seguro e pode voltar a ser feito os negócios”, destacou José Lira, gerente do Sebrae em Itaituba.
Por fim, José Lira lança o convite à população para que, conforme desejado, se faça presente no evento que marca o retorno das atividades nas feiras de Itaituba. Na ocasião, será comercializado produtos naturais variados.
Fonte: Plantão 24horas News