ITAITUBA

Psicóloga da UPA de Santarém orienta sobre gerenciamento do estresse causado pela COVID-19

UPA 24h. Foto: Reprodução.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
As consequências da pandemia do novo coronavírus estão causando pressão psicológica e estresse em grande parte da população afetada. As incertezas provocadas pelo covid-19, os riscos de contaminação e a obrigação de isolamento social podem agravar ou gerar problemas mentais, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para a psicóloga da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), Ariane Macedo, as pessoas devem gerar processo de autoconhecimento e auto aceitação, elaborando pensamentos funcionais para este momento.
Ficar distante de pessoas queridas, limitações em relação à vida social e laboral, medo e preocupação em relação à doença e até mesmo à morte, tem sido um dos motivos que tem aumentado o nível de estresse de muitas pessoas.
“Pode-se ainda realizar um filtro das notícias, pois informações em excesso podem ser perturbadoras. Fazer um esforço para desligar celulares, televisões, rádios de vez em quando. Além disso, o cuidado com o corpo deve ser uma das prioridades, estabelecer uma rotina,  meditação, fazer refeições balanceadas e atividades físicas são algumas das sugestões da profissional”, disse a psicóloga.
Para minimizar o estresse ela orienta desacelerar, minimizar a autocobrança, investir em atividades que gerem prazer e bem estar, de acordo com a individualidade de cada um.
“Mais do que nunca somos chamados a nos conectar com as pessoas que confiamos onde podemos falar sobre nossas emoções e como estamos nos sentindo com tudo isso, e fazer isso de forma segura, através das tecnologias,” explica ela. 
Ariane ainda comenta. “A situação pode ser difícil, olhar para si com gentileza, praticar o autocuidado físico e mental é um gesto de amor a si mesmo e a toda comunidade.”, finalizou ela.
Fonte: plantão 24horas News, com informações de ASCOM-UPA24h.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo