ITAITUBA

Reunião com órgãos de saúde e segurança discute novas medidas de combate à Covid-19 em Itaituba

A reunião aconteceu no auditório do 15° BPM. Foto: On News

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Em mais um dia de reuniões, a equipe da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) que está em Itaituba, oeste do Pará, se reuniu no 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), para discutir ações mais eficazes para interromper a progressão acelerada das notificações e de mortes decorrentes da Covid-19 no município.
A equipe chegou à cidade ontem (1) e já havia se reunido com o secretário municipal de saúde, Iamax Prado. Na manhã de hoje (2), a comitiva se reuniu com representantes da Semagra, Comtri, Bombeiros, Sespa , Detran, Epidemiologia de Belém, Epidemiologia de Itaituba e Secretaria de Meio Ambiente. A equipe da Sespa, reforçou a necessidade de que órgãos de saúde e segurança pública desenvolvam operações de conscientização e educativas principalmente na orla da cidade, nas feiras e estabelecimentos.
A equipe percorreu alguns lugares da cidade e percebeu que a população não está fazendo uso da máscara. “O uso da máscara, continua sendo a principal medida de contenção da disseminação do vírus”. Afirmou um dos representantes da equipe.
O secretário Iamax disse que o aumento de casos e pacientes que precisam de UTI é o que realmente preocupa nesse momento. “ A deficiência de leitos de UTI, nos alerta para tomarmos decisões importantes para que Itaituba não sofra ainda mais com essa situação”. Iamax reforçou que quando há medidas mais restritivas por parte do estado, há uma diminuição significativa nos índices. “É preciso haver uma integração entre os órgãos que dão sustentação e força para os técnicos fazerem seu trabalho e cobrarem o cumprimento do decreto estadual em vigência”.
O governador do Pará, Helder Barbalho, se reunirá nesta terça-feira (2), via videoconferência, com os 144 prefeitos do Estado e deverá discutir com os gestores municipais as novas medidas de contenção da Covid-19 no Pará. Helder vai debater com os prefeitos o conteúdo do novo decreto com medidas para conter o avanço da doença e diminuir pressão sobre a rede pública de saúde.
Entre as principais medidas que serão apresentadas estão a decretação de toque de recolher entre 23 horas e 5 da manhã; o fechamento de praias, bares e festas; além da mudança no bandeiramento das regiões do Estado: todas passarão para cor vermelha, de alerta máximo. Além da Covid-19, um outro assunto que será tratado pela equipe do governo em Itaituba, é o aumento no número de casos de dengue no município.
No início do mês de fevereiro, a (Sespa), havia informado que Itaituba lidera a lista de cidades paraenses com o maior número de casos de dengue confirmados no estado. Segundo o órgão, do total de 55 pessoas que contraíram a doença em todo o Estado, 21 foram confirmados em Itaituba. O setor de Endemias do município já vem realizando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, principalmente neste período de chuvas intensas chamado de inverno amazônico. A equipe quer reforçar a necessidade da colaboração da população.
Fonte: On News

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo