Warlisom Renne, morador do bairro Bom Jardim, em Itaituba, usou as redes sociais para desabafar sobre uma situação que lhe deixou um tanto quanto revoltado e aflito frente ao serviço no âmbito da saúde pública na região, disponibilizado à população.
Fato é que, o filho, Kened Wendel, de apenas 4 anos, que sempre foi saudável, começou a apresentar sintomas atípicos, como sonolência, manchas pelo corpo e fraquezas.
Diante disso, após uma série de exames, ele foi diagnosticado com Leucemia, um tipo de câncer no sangue. Tendo em vista que em Itaituba ainda não há tratamento para a doença, ele teve que ser transferido via TFD (Tratamento fora de domicílio), para o hospital Municipal de Santarém a cerca de 12 dias.
![]() ![]() |
Kened Wendel, 4 anos. Fotos: Acervo pessoal |
No entanto, em razão de que a doença demanda o início de um tratamento especializado o quão logo, a criança precisou, teoricamente, de transferência para o hospital Regional do Baixo Amazonas – HRBA, todavia, não foi possível porque não havia leito disponível.
“Nós ainda estamos tentando colocar o pé no chão mas tá difícil. Se em Itaituba o regional estivesse funcionando, era diferente. Pelo menos a gente estava em casa, não tinha toda essa correria”, destacou Warlissom.
Desde então, o pai veio lutando para que se conseguisse um leito hospitalar para o filho no HRBA, mas até a manhã desta sexta-feira (21), não consegui-se. Já nesta tarde, a criança começou a apresentar instabilidade no quadro de saúde e acabou passando mal tendo que retornar ao hospital Municipal para atendimentos médicos.
A revolta do pai foi compartilhado por ele próprio nas redes sociais e repercutiu celeremente. Pessoas inconformadas com a situação da saúde na região, mesmo com uma moderna estrutura que tem o hospital Regional do Tapajós – HRT, em Itaituba, inaugurado há mais de um mês, deixaram mensagens de apoio e também de revolta.
![]() ![]() |
Publicação feita por Warlisson após receber a notícia de que o filho seria transferido para Belém. |
No final da tarde desta sexta-feira (21), em contato com o pai, ele contou que, após peleja e contribuição de uma equipe médica que se sensibilizou com o caso do pequeno Kened, o filho deve ser encaminhado ainda esta semana para a capital Belém.
Plantão 24horas News