ITAITUBA

Santarém declara situação de emergência devido às inundações que já afetam milhares de famílias

Uma das áreas atingidas pela cheia. Foto: reprodução

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar, decretou na sexta-feira(14), situação de emergência nas áreas do município afetadas por inundações.

O documento cita o Parecer Técnico nº 001/2021 realizado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, cujo titular é Darlisson Maia.

Segundo o documento, cerca de 3.568 famílias foram diretamente afetadas, das quais 892 estão desalojadas devido suas casas estarem submersas pelas águas dos rios, que estão em nível alto, quase se aproximando da maior enchente já registrada no município, ocorrida em 2009.

O parecer cita a ocorrência de fortes precipitações hídricas e inundações provocadas pela ação das fortes chuvas que afetou diretamente o território do município, com registros de desastres naturais, que atingiram várias comunidades ribeirinhas, especialmente no Distrito de Alter do Chão e Comunidade de Ponta de Pedras, onde residências, escolas, igrejas, barracões comunitários, comércio, ponte e trapiche estão debaixo d’água.

Pastos, roçados e plantações estão comprometidos, o que afeta diretamente a agricultura e a pecuária local, prejudicando a subsistência das famílias.

Nas últimas semanas, as águas do rio Tapajós avançaram sobre as ruas do centro comercial de Santarém. Algumas vias públicas já foram interditadas.

Com o Decreto, “fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil local, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução”.

Uma ação subsequente será encaminhar procedimento para reconhecimento da situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, o que contribuirá com as ações de apoio as famílias afetas.

Clique e acesse o decreto na íntegra

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS