ITAITUBA

Santarém sediará 1º campeonato de Kitsurfe do Tapajós.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


O rio Tapajós será cenário do primeiro campeonato de Kitsurfe, que será realizado no período de 10 a 13 de setembro deste ano em Santarém, no oeste do Pará. O 1º Tapajós Kitesurf é uma promoção do Restaurante Casa do Saulo e contará com o apoio e parceria da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdetur). Na manhã desta segunda-feira (8), o empresário Saulo Jennings foi recebido pelo secretário Valdir Matias Jr., para a apresentação do projeto e proposta de parceria para a realização do campeonato que reunirá em Santarém, os principais velejadores do País. A expectativa é que pelo menos duzentos competidores participem do evento, que movimentará o setor turístico do município, além de se tornar um grande atrativo esportivo para a região, já que se vislumbra a possibilidade de repeti-lo nos próximos anos.
Saulo Jennings ressaltou que o apoio do Poder Público é fundamental para o sucesso do evento, uma vez que o esporte é bastante conhecido e praticado em outras regiões. O contato com os atletas já foi feito e todos aceitaram a proposta de se realizar o campeonato em Santarém, na Amazônia. “O local escolhido foi o ponto alto para eles. O Tapajós, Santarém e a Amazônia são atrativos naturais que encantam as pessoas. O convite foi feito e aceito por todos e agora temos que formatar o projeto, pois trata-se de um evento de grande abrangência que movimentará todos os segmentos econômicos do município”, disse Saulo, ressaltando que o setor hoteleiro, setor de serviços, restaurantes, bares, transporte e outros serão beneficiados pelo apelo turístico que este campeonato se propõe.
A estimativa do coordenador é que cerca de 200 competidores participem do 1º campeonato de Kitsurfe cuja abertura ocorrerá no dia 10 de setembro, com uma apresentação de boas vindas aos visitantes/atletas, possivelmente no Mirante do Tapajós. No dia 11, às 8 horas, será realizada a primeira etapa do campeonato com os competidores realizando o Freestyle com os melhores kitsurfistas do Brasil e do mundo, uma etapa de Barlasota, saindo do trevo da Calcinha até a ilha em frente à cidade e retornando. À tarde, haverá uma apresentação dos equipamentos e explicações do sobre o esporte para estudantes da rede municipal de ensino e para a comunidade local.
No sábado (12), ocorrerá novamente uma apresentação dos kitsurfistas em frente à cidade e em seguida o início da largada do percurso Santarém/Carapanari (dow wind), com 22 quilômetros. “A chegada será na praia do Carapanari e lá ofereceremos um almoço para os participantes e uma festa para a população em geral”, explicou.
No domingo (13), a terceira e última etapa do 1º Tapajós Kitsurfe com apresentações de Freestyle e um campeonato de Barlasota.
Todos os eventos serão abertos ao público.
Saulo Jennings ressaltou que o evento tem tudo para ganhar espaço no calendário de eventos de Santarém e está incluindo dentro do que se propõe o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Santarém e Belterra, que será lançado no próximo dia 25 de junho. “A parceria público-privado é fundamental para potencializar o setor turístico de Santarém e a gente percebe o interesse do Poder Público quando aceita ser parceira de um evento que atrai não apenas atletas para a nossa cidade, mas potenciais turistas que vêm aqui consumir a nossa cultura, os nossos costumes, a nossa gastronomia, os nossos serviços. Não é apenas um evento esportivo, é um atrativo do turismo”, afirma Saulo Jennings.
O secretário municipal de Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr., explica que o evento tem um potencial gerador de renda muito grande, já que prevê a vinda de mais de 200 atletas, sem contar o pessoal de apoio e outros visitantes que serão atraídos pelo campeonato que é bastante apreciado por pessoas do Brasil inteiro. “Coincidentemente, estamos montando um calendário de eventos turísticos até o final do ano, um calendário que a gente possa institucionalmente apoiar. São esses eventos que queremos atrair, pois trazem um público de alto consumo. Vamos dar todo o apoio para a realização do campeonato para garantirmos o sucesso do evento”, disse.
O turismo de eventos é uma importante vertente do turismo e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo, está atenta às possibilidades de apoiar e incentivar todo e qualquer projeto e proposta que possa garantir retorno econômico a Santarém, através do turismo.
O kitesurf é um esporte aquático, uma mistura de windsurf com esqui, wakeboard, surf, vôo livre. O participante desliza sobre a água em uma pranchinha, puxado pelo kite, que atua como uma asa (pipa) impulsionada pelo vento.
SEMDETUR DESENVOLVERÁ AÇÕES DURANTE ANIVERSÁRIO DE SANTARÉM.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdetur), realizará diversas ações durante a programação de aniversário dos 354 anos de Santarém neste mês de junho. O secretário Valdir Matias Jr. reuniu com as equipes de marketing, planejamento e coordenadores de divisão da secretaria para informar como será a participação da Semdetur dentro da programação festiva.
O secretário informou que três importantes ações terão envolvimento de todo corpo técnico da Semdetur durante o aniversário da cidade. Ele destacou a inauguração do Cristo Rei Centro de Artesanato do Tapajós, no dia 22 de junho; a entrega de certificados aos alunos que participaram dos cursos oferecidos pelo Infocentro Casa Brasil e Telecentro de Informação e Negócios (TIN) e pelo Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo (Peqtur), mantidos pela Prefeitura, no dia 23. Neste evento, também será feita a liberação de créditos para microempreendedores das áreas urbana e rural do município. E no dia 25, na reunião mensal do Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI), será feito o lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Santarém e Belterra (no dia 26 o lançamento do plano será feito em Belterra).
                                      
Segundo o titular da Semdetur, no dia 22, aniversário da cidade, às 19h30, ocorrerá a entrega do Cristo Rei Centro de Artesanato, espaço que vai proporcionar renda para profissionais que vivem exclusivamente do artesanato. O espaço é composto de 14 lojas para a exposição de produtos artesanais, sorveteria, uma lanchonete de comidas regionais e três quiosques com exposição rotativa, além de caixas eletrônicos e internet wi-fi.
No dia 23, na Ulbra, às 9 horas, será feita a entrega de certificados aos alunos do Casa Brasil, TIN e Peqtur. Os cursos são ofertados pela Prefeitura, através de parcerias que possibilitam a capacitação e qualificação profissional de jovens que estão sendo inseridos no mercado de trabalho. Durante este evento, a divisão de Microcrédito da Semdetur fará a liberação de microcréditos para microempreendedores das áreas urbana e rural do município. “Estamos comemorando a primeira liberação do microcrédito deste ano. São recursos do Pronaf, do microcrédito produtivo orientado do Banco do Brasil e Caixa Econômica, do CredCidadão, do governo do estado, Eco Crédito, fonte de financiamento do município e recursos do Amazônia Florescer, que é uma política de microcrédito do Banco da Amazônia. Todas essas linhas de financiamentos têm contribuído para o fortalecimento das cadeias produtivas do município e isso é fundamental para que os nossos empreendedores possam ampliar seus negócios e ajudar a desenvolver o nosso município”, disse o secretário.
Valdir Matias Jr. explicou também que o lançamento do Plano Estratégico do Turismo será feito na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), às 9 horas, e contará com a presença do prefeito Alexandre Von, secretários municipais, vereadores, lideranças políticas, representantes do Governo do Estado, o trade turístico e a sociedade em geral. Além disso, foi feito convite também ao Ministério do Turismo, pois trata-se de um evento histórico para a região. “Neste evento, apresentaremos à sociedade o Plano e suas 63 ações, programas e projetos. Trata-se de um estudo muito bem aprofundado de estratégia para o desenvolvimento turístico para os municípios de Santarém e Belterra para os próximos 10 anos”, disse o secretário Valdir Matias Jr., ressaltando que o plano será executado a partir do segundo semestre, promovendo melhor qualidade de vida para as pessoas através do turismo.
Agenda Semdetur
Dia 22 de junho: Inauguração do Cristo Rei Centro de Artesanato do Tapajós, às 19h30.
Dia 23 de junho: Entrega dos certificados aos alunos do telecentro e Peqtur e liberação de microcrédito.
Dia 25 de junho: Reunião Especial do GGI com lançamento do Plano Encontro em Santarém. À tarde, lançamento do Plano será feito em Belterra.
Dia 26 de junho: Workshop de implantação do Plano Encontro na Semdetur, com as consultoras da Chias Marketing.
Dia 10 de julho: Entrega da revitalização do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Alter do Chão, às 17h30, primeiro dia do Festival Borari.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo