ITAITUBA

Santarém: UPA 24 horas diminui o número de internações e colaboradores comemoram aniversário de paciente

Paciente recebendo alta hospitalar. Foto: Reprodução.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Adiel Gomes completou 53 anos ontem, 5 de fevereiro, ele está internado em um dos isolamentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Para comemorar essa data especial, três familiares e parte da equipe multiprofissional da Unidade fizeram uma breve homenagem. Os dois filhos e a esposa cantaram louvores gospel do lado de fora, pela janela. Um momento emocionante para a equipe, que naquele momento acolhia nos leitos 38 pacientes.

A UPA estava operando acima da capacidade nos últimos 20 dias e desde o início dessa semana tem diminuído o número de pacientes internados. Isso se deve às transferências diárias, no mesmo dia do aniversariante houve 7 liberação de leitos para um Hospital de alta complexidade e 5 para o Hospital Municipal de Santarém (HMS) Dr. Alberto Tolentino Sotelo.

Paciente recebendo alta hospitalar. Foto: Reprodução.

Adiel deu entrada no dia 04 de fevereiro e chegou desacordado, com saturação baixa. Ele foi encaminhado direto para sala vermelha onde foi estabilizado pela equipe médica. O quadro clínico ficou estável no dia seguinte e por esse motivo foi remanejado para o isolamento clínico, onde segue o tratamento.

A coordenadora do psicossocial da UPA, a psicóloga Ligia Ferreira, destaca que ações de humanização em que envolve a família e os profissionais da Unidade ajudam a melhorar o emocional dos pacientes e é importante no tratamento. “O afeto dos familiares é uma injeção de ânimo que fortalece no âmbito psicológico e também físico. Em geral, esses pacientes se tornam mais colaborativos no tratamento e respondem melhor”, explicou ela.

Colaboradores celebram alta médica

A UPA é importante no acolhimento e suporte para os primeiros atendimentos de pacientes que apresentam critérios de internação e precisam fazer o uso de oxigênio e por tanto, é também um local essencial na engrenagem do tratamento da COVID-19, no município de Santarém.

O paciente Claudionor coelho, 44 anos, recebeu alta ontem (5). Ele deu entrada na UPA no dia 24 de janeiro e precisou de suporte de oxigênio de alto fluxo. O paciente recebeu o atendimento que precisava, durante sua internação o quadro se manteve estável. “Meu sentimento é de amor. Quero agradecer a todos da equipe que cuidaram mim. Quero que as pessoas saibam que não é fácil, é preciso que todos obedeçam para não adoecer”, finalizou.

Fonte: ASCOM UPA – Santarém.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS