A notícia da morte de macacos nos municípios de Itaituba e Rurópolis está chamando atenção da comunidade que já começa a procurar os postos de saúde em busca da vacina contra a febre amarela. Mas de acordo com o diretor de vigilância em saúde, não há necessidade de pânico por parte da população uma vez que existe uma serie de critérios para receber a dose da vacina e ainda não houve nenhuma comprovação da doença em humanos no município.
Uma equipe do instituto Evandro Chagas veio a Itaituba fazer exames nos primatas encontrados motos na região da estrada de barreiras, mas segundo o conselho municipal de saúde ainda não foi divulgado o resultado dos exames.
Segundo o coordenador de endemias Eulisson Braga, uma das primeiras medidas tomadas pelo Setor da saúde foi fazer a imunização das pessoas num raio de 6 KM do local onde os animais foram encontrados mortos.
Ainda segundo os órgãos ligados a saúde publica a prioridade de vacinação contra a febre amarela é da zona rural e região garimpeira. O Município já dispõem de ma grande quantidade de vacina disponível, mas a distribuição obedece regras do ministério da saúde por conta dos efeitos colateral que a vacina pode causar nas pessoas.
Fonte: https://www.facebook.com/plantao24horasnews com informações do Repórter Marinaldo Silva.
Imagem: Weslen Reis