ITAITUBA

Secretário de Saúde adverte população quanto ao uso da Cloroquina e Azitromicina, em Itaituba.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


O Secretário de Saúde, Adriano Coutinho, adverte a população em relação ao uso da Cloroquina e Azitromicina. Ele afirma que só podem ser administrados pelo médico, desde que ” o paciente assine um termo de consentimento e responsabilidade, para o uso experimental, uma vez que não existe nem uma comprovação científica”, destacou Coutinho. 
Secretário de Saúde do Município Adriano Coutinho. Foto: Weslen Reis/Plantão
O Secretário adverte também quanto aos sintomas e esclarece quando a pessoa deve ficar em casa e quando  deve procurar o hospital:
 1º-  Caso a pessoa sinta somente febre; deve ficar em casa e fazer uso de dipirona ou paracetamol.
 2º- Já com sintomas de febre e tosse, considerados casos leves; procurar atendimento médico em um Posto de Saúde ou nos Polos criados para atender casos de COVID-19, um na Escola Barão do Rio Branco que iniciou o funcionamento  hoje e a Escola Castelo Branco que inicia o funcionamento amanhã. Esses Polos estão equipados com equipe de profissionais funcionando de segunda a sexta- feira, das 8:00 as 18:00 horas, especificamente para atender casos de Covid-19.
3º- Com febre, tosse e falta de ar; procurar imediatamente a UPA- Unidade de Pronto Atendimento, que irá funcionar 24 horas, às  18:00 horas. A UPA está localizada na 34ª, Bairro Santo Antônio. Após a avaliação médica, o paciente poderá permanecer internado na própria UPA ou encaminhado para o Hospital Municipal, onde receberá cuidados mais delicados, onde existe sala de estabilização e UTI com respiradores pulmonares.
Adriano Coutinho ressalta ainda que, o protocolo seguido para o tratamento de COVID-19 na rede de saúde do município obedece às  instruções do Ministério da Saúde. Enfatiza ainda que, Enfatiza que não há um tratamento específico para COVID , o que existem são medicamentos que supostamente controlam os sintomas e impedem a progressão para fase inflamatória da doença, mas o hospital dispõe dos medicamentos de Azitromicina e Cloroquina.
O Secretário afirma que o número telefônico para o Disque COVID-19, número 99222 1115 continua recebendo chamadas, mas apenas para orientação, e que não haverá mais visita nas casas.
      
Plantão 24 horas News, com informações da ASCOM/PMI

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo