ITAITUBA

Semana Nacional de Trânsito inicia neste sábado (18) com o tema: “Compartilhe o Trânsito!”

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Criada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997, a Semana Nacional de Trânsito (SNT) é celebrada todos os anos e marca uma semana em que são promovidas ações por todo o país relacionadas à educação e incentivo ao protagonismo de cada pessoa na construção de um trânsito mais seguro.

Em 2021, o tema da SNT é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. E a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não poderia deixar de se engajar na iniciativa e foi além trazendo ainda o tema “Compartilhe o Trânsito!”.

Você já parou para pensar que esse é um espaço coletivo? Sim! O trânsito não acontece sozinho. Ele é formado por cada um dos cidadãos brasileiros que circulam por esse espaço diariamente. E é por isso que a SNT é um momento em que todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito promovem ações de educação e conscientização para a segurança de todos.

Seguindo também as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e considerando que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a realização da Semana Nacional de Trânsito visa a preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito.

As ações devem contemplar discussões relacionadas à infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mobilidade urbana, convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas entre outros aspectos.

Alinhada a tudo isso, em 2021, a campanha da PRF reforça orientações que permitem uma reflexão sobre o comportamento de cada um em relação ao trânsito.

Ao longo da semana, a PRF promoverá campanha educativa em suas redes sociais, videoconferências sobre segurança e mobilidade, além de mobilizar todo seu efetivo em operações por todo o país visando a fiscalização e orientações quantos às condutas que colocam em risco vidas no trânsito. Vale destacar ainda que a PRF irá lançar o “Atlas da Década de Ações para Segurança Viária”. Acompanhe nossos canais oficiais e fique por dentro de tudo!

Histórico

O trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo, levando à morte de dezenas de milhares de pessoas a cada ano e gerando impactos irreparáveis à sociedade. A PRF, as instituições afetas ao tema e cada cidadão têm a obrigação de mudar essa realidade e buscar continuamente a paz no trânsito.

Durante a SNT, a PRF realizará operações temáticas educativas e fiscalizatórias a cada dia, visando a incrementar a presença policial em trechos de maior acidentalidade, bem como prevenir e reduzir a quantidade de acidentes graves e de mortos e feridos.

Fiscalizações

As principais fiscalizações serão voltas para “embriaguez ao volante, controle da velocidade, ultrapassagens proibidas, uso do cinto de segurança, transporte seguro de crianças, uso de telefone celular e uso de capacete, fiscalização de veículos de carga e de motocicletas.

A responsabilidade, a atenção e o cuidado salvam vidas! Entender quais são nossos direitos e deveres nesse lugar compartilhado é muito importante para que ele se torne cada vez mais seguro e eficiente.

Fonte: ASCOM PRF

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS