ITAITUBA

SEMSA deu início à nova etapa de vacinação contra a COVID-19 em Itaituba (PA)

Imagem ilustrativa. Foto: Reprodução.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) deu início, neste sábado (20), no 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM), à nova fase da vacinação contra COVID-19 no município de Itaituba (PA).

Para esta etapa, foram disponibilizadas 830 doses do imunizante, destinadas ao público de 70 ou mais anos de idade. A partir desta segunda-feira (22), ocorre a descentralização. Portanto, os idosos, estando munidos de Carteira de Vacina, Cartão SUS ou CPF, podem fazer procuração nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Vale ressaltar que a vacina só será aplicada quando houver 10 idosos a serem imunizados de uma só vez, conforme explica o Secretário de Saúde Iamax Prado.

“… Os frascos de vacina são multidoses. Isso faz com que, quando o idoso procura a Unidade Básica de Saúde, o gerente da unidade vai fazer o agendamento do José, exemplo, e de outros 9 idosos para que eles possam vacinar de uma vez só. Porque, uma vez que a gente abriu o frasco, consumir 5 doses e não tiver idosos para consumir o restante. Isso vai ser descartado e é um crime. Por isso, a gente pede a compreensão de todos”, disse Iamax.

Em se falando do processo de imunização na zona rural, Iamax realça que esta não ocorre simultaneamente com a zona rural, haja vista que apenas uma equipe coordena todas as ações.

“[…] não ocorre no mesmo momento em que está ocorrendo na cidade, porque a mesma equipe que é destinada para fazer essa distribuição na cidade para as Unidades Básicas de Saúde é a mesma que organiza a distribuição das vacinas para as comunidades, distritos próximos. Os distritos próximos como Miritituba, Campo Verde, Barreiras e o km 28 vai ser distribuída, conforme as outras Unidades Básicas de Saúde da zona urbana. E as demais será feita uma programação de vacinação da equipe da secretaria já encaminhada, inclusive, às comunidades garimpeiras”, finalizou.  

Folder informativo virtual, divulgado na semana passada.

 

Fonte: Plantão 24horas News.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo