ITAITUBA

SEMSA e Vigilância Sanitária intensificam fiscalizações quanto às medidas de combate ao coronavírus em Itaituba

Município de Itaituba. Foto: Reprodução

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O município de Itaituba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e setor de vigilância sanitária, está intensificando as fiscalizações quanto às medidas de prevenção à COVID-19. A ação visa prevenir uma segunda onda da doença do município, o que já notado em algumas cidades brasileiras, como Manaus (AM).

Em entrevista, Cleidson Colares, enfatizou que o município de Itaituba encontra-se em alerta e, por isso, a população deve ficar atenta e cumprir com todas as estratégias de combate ao coronavírus, recomendadas pelo Ministério da Saúde.

“A população é a parte principal para que o sucesso das estratégias que é desenvolvida pelo município possa ter resultado que possa proteger a nossa população. Então, a gente no final do ano teve a reunião que intensificou para que as festas de finais de ano não tivesse resultados que possam  aumentar o número  de contaminados  e, consequentemente, fazer com que a Secretaria de Saúde pudesse agilizar grande parte  do seu recursos humanos para combater essa disseminação nós estamos  em aguardo do resultado, até porque todo tipo de movimento que é feito na sociedade, em se tratando de COVID, ele vem ter uma responsabilidade resposta depois de 14 a 15 dias , que é o período de incubação da doença. Então, se fico contaminado hoje, daqui a 14 dias eu começo apresentar os sintomas”, disse.

Além do mais, destacou o trabalho que vem sendo feito e pede a contribuição da população para evitar a contaminação viral.

“Diariamente, a gente procura fazer o máximo de testagem para ver esse movimento em relação ao teste comparado as festas do final do ano. Então , a SEMSA está de prontidão sempre, porém eu queria pedir mais uma vez para a  comunidade de Itaituba para nos ajudar mantendo o uso das máscaras em qualquer ocasião que seja”, pontuou.

Por fim, reforça as estratégias de combate à doença: uso de máscara, álcool-gel, lavagem das mãos com água e sabão e distanciamento social.

“Nós sabemos que a aglomeração tem sido um fato, porém é importante manter o distanciamento dentro do possível  e lavar bastante as mãos com água e sabão  e higienização com álcool em gel. Então, são 3 medidas que são possíveis de serem colocadas em prática: o uso da máscara, a lavagem das mãos com água es sabão, higienização com álcool em gel , o distanciamento dentro do possível. O uso da máscara é essencial para que nós possamos estar protegidos, apesar dos aumentos que esta acontecendo, porém a nossa maior preocupação é Santarém e Manaus, que  são nossos vizinhos”, finalizou.

Boletim Epidemiológico da COVID-19 em Itaituba

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Itaituba (SEMSA) por volta das 10h de ontem, quarta-feira, 06/01, aponta que o município de Itaituba já contabiliza 7.127 casos positivos, 6.323 casos de recuperados, 8.983 descartados, 2.192 suspeitos e 122 óbitos da COVID-19. Por outro lado, apresenta 3 pessoas em análise, 2.192 em monitoramento, 13 internadas e 675 em isolamento domiciliar.

Fonte: Plantão 24horas News

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS