ITAITUBA

Senar-MT capacita mais de 100 agentes de segurança pública para operar drones

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


Mais de 100 agentes de segurança pública foram capacitados para operar aeronaves remotamente tripuladas – asa rotativa – em 2020, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). A parceria entre os órgãos fortalece as ações de segurança principalmente no interior do Estado, dentre eles o patrulhamento rural.

Em Sapezal, foram concluídas duas turmas no segundo semestre. De acordo com o presidente do Sindicato Rural local, Cleto Weber, o objetivo é fornecer uma nova ferramenta para a atuação das forças policiais. “O drone chega em locais que às vezes a viatura não consegue e realiza um trabalho preventivo para conter atitudes suspeitas”.

Além de profissionais de Sapezal, também participaram policiais de Tangará da Serra e Barra do Bugres, totalizando 23 agentes. Segundo o Comandante da 6ª Companhia da Polícia Militar de Sapezal, 1º Tenente Gabriel Dijan Schneing, o equipamento auxiliará tanto na zona urbana quanto em mapeamento de áreas no campo.

“A economia da cidade é voltada à produção agrícola e com o drone podemos mapear melhor as fazendas da região e traçar rotas para realizarmos atendimentos de forma mais rápida, quando necessário”, afirma Tenente Dijan.

Instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Marion Dantas, destaca que há um índice elevado de roubos e furtos de defensivos agrícolas e a ferramenta pode inibir os crimes. “Ela aumenta o monitoramento das propriedades rurais e auxilia no combate ao roubo de produtos dentro das propriedades”.

Segundo o instrutor, além da operação das aeronaves, os militares também aprendem sobre a legislação. “Os militares podem utilizar a ferramenta de forma diferente de pessoas civis. Esse conhecimento também ajuda a reconhecer quando o equipamento está sendo utilizado de forma ilegal”.

Fonte: CNA Brasil

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo