ITAITUBA

Surto de malária mortal em garimpos entre Itaituba e Jacareacanga acende sinal de alerta

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


A divisão epidemiológica do município de Itaituba emitiu um sinal de alerta em razão do advento do surto de malária, considerada a mais grave e mortal, detectada em uma região garimpeira limítrofe entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga.

De acordo com informações do coordenador do órgão, os casos da doença vem aumentando de forma célere. Conforme dados apresentados, cerca de 52% dos casos totais já confirmados em Itaituba, são oriundos de garimpos afetados pelo surto epidêmico.

Ações de prevenção levadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Fotos: reprodução

“Infelizmente Jacareacanga está passando por um surto epidêmico de malária. Para evitar que esse surto passe para Itaituba, nós estamos fazendo vigilância nas fronteiras*”, destacou o coordenador.

Ainda de acordo com o que relatou, agentes de vigilância sanitária integrados à Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, que estão realizando ações de prevenção na região afetada, vem detectando que muitos garimpeiros além de estarem com malária, também contraíram a covid-19.

Ações de prevenção levada pela SEMSA em garimpos afetados. Foto: reprodução

Em vista disso, muitos estão sendo transferidos para o Hospital Regional do Tapajós – HRT, em Itaituba, a fim de receber maior suporte médico.


Fonte: Plantão 24horas News 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS