ITAITUBA

Surto de sarampo em Belém alerta tomada de medidas preventivas em Itaituba

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


A Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA emitiu um alerta para o surto de sarampo na região Metropolitana de Belém-PA, com 59 casos confirmados até o momento. Diante disso, o órgão convoca a população do Estado para ir a uma Unidade Básica de Saúde para tomar a vacina.

De acordo com dados apresentados, do dia 11 de agosto ao dia 14 de dezembro de 2019, foram confirmados 208 casos da doença. Cerca de 39 casos foram descartados. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde – SESMA, Belém não registrava um caso há 10 anos, que voltou a aparecer em 2018, com a chegada de índios venezuelanos refugiados.

Paraná tem dez novos casos de sarampo – O Paraná
Sinais explícitos da doença. Foto: reprodução
A vacina contra o sarampo faz parte do calendário de vacinação do programa nacional de imunização. Cada indivíduo, que se encontra na faixa etária de 6 meses à 49 anos, deve tomar duas doses da vacina para a promoção da imunização.

Em Itaituba, a secretaria de saúde se prepara para um possível surto da doença. De acordo com informações, são mais de 20 mil doses da vacina em estoque.

Conforme informou uma enfermeira, ainda não há casos registrados da doença em Itaituba, no entanto, as medidas precautivas estão sendo tomadas tendo em vista que muitas regiões do estado vem registrando casos de maneira célere, sobretudo, na capital. 

A campanha de vacinação contra o sarampo e gripe encerra dia 31 de agosto no município. Desta forma, a enfermeira alerta para que as pessoas que se encaixam no público-alvo, busquem uma unidade de saúde com o intuito de manter o calendário de vacinação em dias.


Plantão 24horas News

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS