Arlyson Ferreira de Souza, de 29 anos, principal suspeito de ter cometido o crime de homicídio e ocultação de cadáver contra sua ex-companheira, Winglya Lopes Aboim, de 25 anos, que desapareceu no dia 9 de Maio de 2019, tinha contra si um mandado de prisão temporária em aberto, solicitada pela Delegada da Polícia Civil de Itaituba, Dra. Géssica Araruna.
![]() ![]() |
Arlyson Souza, suspeito e Winglya Lopes, vítima. |
Após uma pesquisa realizada no site do Tribunal da Justiça do Pará-TJPA, se constatou a revogação da prisão temporária contra Arlyson e também a retirada do sigilo do processo judicial.
A prisão foi revogada no dia 16/10/19, através de uma Decisão Interlocutória (No ordenamento jurídico brasileiro, é um dos atos processuais praticados pelo juiz no processo, que, conforme art. 203, § 2º do novo Código de Processo Civil, decide uma questão incidente sem resolução do mérito, isto é, sem dar uma solução final à lide proposta em juízo).
Prisão temporária, § 7° Decorrido o prazo de cinco dias de detenção, o preso deverá ser posto imediatamente em liberdade, salvo se já tiver sido decretada sua prisão preventiva.
A decisão foi proferida pelo juiz de Direito, respondendo pela Vara Criminal de Itaituba Dr. Liberio Henrique de Vasconcelos, após três pedidos da defesa de Arlyson Souza. O Ministério Público se manifestou favorável, porém, fez algumas ressalvas pontuais, como não poder sair do país e informar o atual endereço à justiça.
Desaparecimento
Winglya Aboim Lopes, de 25 anos, desapareceu misteriosamente no dia 9 de Maio deste ano. Após o desaparecimento da jovem ter sido comunicado na delegacia de polícia de Itaituba, familiares, amigos e policiais militares e civis começaram então a realizar buscas pela jovem.
![]() ![]() |
Vítima e suspeito. |
Arlyson, ex-marido, ainda chegou a falar sobre o desaparecimento da jovem, dizendo que ela teria saído de casa localizada no Campo Belo, em Itaituba, durante a noite do dia 09 de maio, por volta de 01h, com certa quantidade em dinheiro que teria pego de sua carteira, todavia, nunca deu um depoimento oficial sobre o caso. Ele chegou a ser comunicado através de seu advogado, porém não compareceu.
Ossada encontrada
![]() ![]() |
Crânio encontrado. |
Ninguém sabia do paradeiro da jovem, porém, dia 13 de Junho de 2019, uma ossada uma humana foi encontrada as margens da Rodovia Transamazônica BR-230, aproximadamente uns 30 metros dentro da mata, entre os km 85 e 90, nas proximidades da Comunidade Vila Raiol, entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga, com algumas características, como roupa, cabelo e arcada dentaria que poderiam ser da jovem.
A ossada foi removida pelo Instituto Médico Legal (IML) e foi feito um DNA que confirmou, através do resultado divulgado no dia 11 de Julho, que ossada humana era realmente da jovem Winglya.
![]() ![]() |
Contramandado de prisão |
A reportagem do Blog do Junior Ribeiro teve acesso ao Contramandado de prisão de Arlyson. O espaço está aberto para qualquer pessoa envolvida na reportagem.
Junior Ribeiro