As ações fazem parte da campanha “Atenção, Cuidado e Proteção #ParáPrevenido” para testagem de HIV e distribuição de preservativos. Localizadas em Belém, as duas unidades são referências para o atendimento a pacientes com HIV/Aids no Pará. Além delas, a mobilização estadual também acontece em parceria com as 13 regionais de saúde e municípios.
As ações da Uredipe aconteceram, em grande parte, na feira do Telégrafo, na avenida Senador Lemos, onde transeuntes receberam orientações para a realização da testagem para a doença e o início imediato do tratamento, em caso de diagnóstico positivo, considerado fundamental para a redução do número de casos e óbitos por Aids. “Com o tratamento adequado, o vírus HIV fica indetectável, ou seja, não pode ser transmitido”, explica a coordenadora estadual do Programa de Controle das IST/Aids pela Sespa, Andréa Miranda.
A enfermeira Dalva Mendonça destacou algumas vantagens do método. “Além de ser bem lubrificado, o que proporciona às mulheres maior conforto e prazer, o preservativo também pode ser usando durante o período menstrual, já que o evita o contato com fluxo menstrual durante a relação sexual”.
Pela UAT, as ações começaram com abordagens na praça Batista Campos, localidade próxima à nova sede da Unidade, que desde setembro deste ano é situada na travessa Presidente Pernambuco, entre avenida Gentil Bittencourt e travessa Arcipreste Manoel Teodoro. “É importante mostrarmos que somos colaborativos para a comunidade e mostrar que o teste rápido está gratuito e à disposição na UAT”, explica a diretora do órgão, Adenilsa Conceição.
A UAT atende pacientes que convivem com HIV/Aids e necessitam de internação temporária a partir de encaminhamento feito por médicos da Uredipe, também vinculada à Sespa. O serviço funciona 24 horas e conta com 20 leitos de internação temporária, sendo oito para homens, oito para mulheres e quatro pediátricos, além de mais um leito para pacientes cadeirantes de ambos os sexos. A equipe multidisciplinar é composta por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e terapeutas ocupacionais, além do apoio administrativo.