ITAITUBA

UPA 24h: onze pacientes receberam altas esta semana, e a sala vermelha da Unidade está sem pacientes graves

Idosa deixando a unidade. Foto: ASCOM - UPA.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Nesta primeira semana de março seis mulheres e cinco homens puderam retornar para casa recuperados da COVID-19. Foram momentos de muita emoção entre pacientes, familiares e a equipe multiprofissional da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas que puderam compartilhar a alegria e o alivio de reencontrar a família e ir para casa. A equipe também comemorou hoje o fato de pela primeira vez, em meses, a sala vermelha, setor que recebe pacientes com quadro clinico delicado, não registrar nenhuma internação desde de ontem, 03 de março, ficando, portanto, vazia.

As homenagens para altas aconteceram em forma de corredor humano organizado pelo setor do psicossocial, onde cada alta protagonizou cenas emocionantes para quem estava na Unidade.

Paciente deixando a unidade. Foto: ASCOM – UPA.

No início da tarde de hoje, 04 março, Francisca Costa de 82 anos, pôde voltar para casa e rever os 10 filhos e o companheiro de 96 anos. Dona Francisca passou sete dias na Unidade e se tornou um exemplo de disposição para viver. “Eu Venci, com o poder de Deus. Eu sentia falta da minha família, mas aqui todos cuidaram muito bem de mim”, contou ela.

Cremilda Lopes, 58 anos, recebeu alta na última terça-feira, no momento da saída, ela até tentou segurar as lágrimas, mas foi só rever a filha que a emoção veio à tona. Depois de cinco dias internadas, a paciente demonstrou ser uma guerreira e dona de uma alegria que encantou enfermeiros e técnicos. “Não tem coisa mais importante que vê a família da gente. Estou muito feliz de poder voltar para casa”, disse ela emocionada.

Idosa recebendo alta médica. Foto: ASCOM – UPA.

Também receberam altas os pacientes Maria de Araújo, 92 anos, Joaquim Neves, 88 anos e Afrânio Melo, 51 anos. Além deles, os pacientes A. M., 25 anos, E.do N., de 40 anos, O. M. M. das F., 46 anos, R. L. da C., 51 anos e H. S. L., 40 anos também se recuperam do vírus.

Mãe de 8 filhos menores de idade volta pra casa

Entre as altas está Beatriz Gomes, de 36 anos, que estava ansiosa para rever os oito filhos que aguardavam retorno dela para casa. Ela recebeu alta na manhã da última terça-feira, 02 de março, as duas filhas mais velhas esperavam na porta da Unidade cheias de saudade. Os outros seis filhos mais novos aguardavam em casa para o tão esperado almoço em família.

Durante o período que esteve internada, Beatriz disse que o maior desafio e tristeza era a distância dos filhos, principalmente do mais novo de apenas um ano. Ela, que é moradora da comunidade Santa Rosa, do município de Mojuí dos Campos, conta que assim que soube que iria receber alta médica pediu para a família, através de um vídeo,  para almoçar o seu eu prato favorito. “Eu amo galinha caipira e pedi isso as minhas filhas mais velhas. Com certeza vai ser um momento de muita alegria”, disse ela emocionada na saída da Unidade.

Fonte: Plantão 24horas News/ASCOM – UPA (Santarém).

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo