Um protesto iniciado por volta das 18 horas deste domingo e que já alcança 10 km de extensão fechou a Rodovia BR 163 no município de Itaituba.
Caminhões, veículos e toras de madeira interditaram o acesso em protesto ao descaso do Governo Federal com relação ao não atendimento à Etapa 9 do Projeto “Luz para Todos” que previa a instalação de energia elétrica à população da Região Transgarimpeira compreendida entre as localidades de Moraes Almeida até o Crepurizão (uma extensão de 200 km).
Sendo um pólo de atividade mineral predominante, a região onde moram mais de 5 mil famílias, vive da extração de ouro. O projeto da Etapa 9 do Luz para Todos que levaria energia elétrica a essa população foi extinto pelo Governo Federal sem nenhuma explicação.
Cansados do sofrer com a escuridão, os moradores se mobilizaram e deram início à manifestação que não tem previsão de terminar enquanto não for dado solução ao caso.
Em 2015, a comissão foi até o Ministério das Minas e Energias em Brasília e ao Comitê Gestor da CELPA que garantiram que o projeto seria executado, entretanto, agora ficaram sabendo que foi extinto, e esse trecho retirado da pauta. “Eles vão nos deixar no escuro, e incluíram outro trecho denominado Tranche A e B que não passa por aqui”, informou um dos líderes da manifestação, Wescley Tomáz.
Wescley Thomaz (93) 98805.0731 ( CONTATO SOMENTE VIA WHATSAPP)
(91) 98432.2458 – 98088.8950 – Ascom